Depois de 17 anos, Melo acaba com outra manifestação cultural tradicional, o Carnaboi

Chegou ao fim, pelo menos no governo José Melo, a manifestação cultural que mais projetou o Amazonas no país no período do Carnaval, gerando emprego e atraindo o turismo: o Carnaboi. O anúncio foi feito de forma discreta pelo secretário de Cultura, Robério Braga, ao convocar artistas ontem para anunciar que pretende realizar uma “Temporada de Boi-bumbá” no Teatro Amazonas, com shows quinzenais, como alternativa ao grande evento que era realizado desde o ano 2000, no Sambódromo.

Criado na gestão do então governador Amazonino Mendes, no período em que o boi bumbá amazonense explodia em todo país, o Carnaboi chegou a lotar por anos seguidos o Sambódromo, sempre apresentando artistas de Manaus e Parintins, que usavam trios elétricos para atravessar a pista, gratuitamente.

“É de conhecimento geral a crise econômica enfrentada a nível nacional. Pensando nisso, a nossa ideia é uma mudança no formato da festa, para que ela continue tendo todo o brilho e magia que sempre teve, e sendo uma opção a mais para o turista, como um verdadeiro carnaval fora de época”, afirmou Robério, procurando minimizar o fim do evento, mas deixando claro que a festa não seria mais do povo, e sim de grupos seletos de visitantes.

Ainda de acordo com Braga, realizar a “Temporada de Boi-bumbá” no Teatro terá um custo menor e mais viável para o estado. “Nós já temos uma estrutura boa no Teatro Amazonas, e lá os bois poderão fazer o que acharem melhor. Um show aberto, a gravação de um DVD, a gravação de um CD… Isso vai ficar a cargo de cada boi, e nós cederemos a estrutura e teremos a preocupação de pagar o cachê para o artista, isso se ele não quiser vender ingressos. Se o artista vender ingressos para o show, a renda é dele”, completa.

O único artista que se manifestou favoravelmente à ideia foi o cantor Prince do Boi, que integra o rol de artistas do Boi Caprichoso e é ligado ao ex-vereador Arlindo Junior, correligionário do governador José Melo. “Nós, artistas, entendemos a crise pela qual o país inteiro está passando, inclusive o Governo do Estado. Acredito que a temporada de Boi-bumbá no Teatro tem tudo para dar certo, e esperamos que no ano que vem, a situação melhore e que o nosso Carnaboi volte com todo o seu esplendor”, ressalta.

Os outros preferiram o silêncio.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta