TJAM diz que PM não pode limitar o número de mulheres em concursos públicos

A médica e professora Maria do Socorro de Lucena Cardoso recebeu hoje o Título de Cidadã do Amazonas pela Assembleia Legislativa (Aleam), a partir de uma propositura do deputado Adjuto Afonso (PDT). A Sessão foi presidida pelo deputado Belarmino Lins (Progressista).

Em seu pronunciamento, o autor da propositura, deputado Adjuto Afonso, justificou a homenagem, concedida a profissionais que moram e trabalham no Amazonas, prestando serviços relevantes ao Estado.
“O Título de Cidadã que a senhora recebe hoje nesta Casa Legislativa é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a esse Estado ao longo de sua vida profissional. Dentre tantos feitos, destaco o Programa de Controle de Asma, o Paca, o qual a senhora foi a fundadora e é a atual coordenadora. Um programa que há 15 anos presta assistência a pessoas com asma dentro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), totalizando 1.800 pessoas inscritas que são acompanhadas regularmente, sem custo”, disse o deputado.
Na presença de familiares e amigos, a homenageada proferiu um discurso emocionado, relembrando sua trajetória do Rio Grande do Norte até a mudança para o Amazonas. Ela agradeceu e disse sentir-se orgulhosa pela honraria recebida.
“Meu agradecimento especial ao amigo deputado estadual Adjuto Afonso, o responsável direto pelo título com o qual sou agraciada. Declaro-me orgulhosa em ser a mais nova cidadã amazonense, sentimento que me invade nesse momento, recebo essa homenagem com muita humildade. Essa honraria é uma conjunção de esforço de todos aqueles que tem contribuído com minha vida familiar, profissional e social. Quero registrar a minha gratidão por Manaus, que proporcionou a oportunidade de ascensão sócio-econômico-cultural e educacional, e em função disso me encontro atualmente aonde estou”, destacou a homenageada.
Os deputados Vicente Lopes (PV) e Dr. Gomes (PRP), ambos ex-alunos da Dra. Maria do Socorro de Lucena Cardoso, elogiaram a postura da médica e professora. Eles agradeceram os serviços prestados pela profissional ao Amazonas.
Nascida e criada em Caipó, no Rio Grande do Norte, Maria do Socorro de Lucena Cardoso, totaliza 45 anos de atuação no Estado do Amazonas, exercendo a profissão de médica pneumologista, formada em 1973, pela Faculdade de Medicina da Ufam. Durante esse período, ela já contribuiu com a formação de mais de 4.500 médicos. Vale ressaltar que, na década de 80, a Dra. Maria do Socorro orquestrou no Hospital Universitário Getúlio Vargas e Ambulatório Araújo Lima, o Programa de Controle da Tuberculose.
Autoridades locais estiveram presentes na Sessão Especial, como o Subsecretário de Gestão da Semulsp, Eisenhower Pereira, representando o prefeito Arthur Neto; a Promotora de Justiça, Dra. Silvia Abdala Tuma; o Defensor Público, Rafael Vinheiro Monteiro; o vice-reitor da Ufam, Jacob Moysés Cohen; o ex-deputado estadual, Cleuter Mendonça; o presidente da Federação das Indústrias, Antônio Silva; e, o chefe do Fundo de Saúde da Aeronáutica, Major Heymar dos Santos Barreto).

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta