Professores surpreendem, param várias escolas e fazem manifestações por toda Manaus

Professores de várias escolas estaduais de Manaus pararam as aulas hoje e foram às ruas, para protestar contra a falta de reajuste salarial, pelo aumento do ticket-alimentação e contra a suspensão do atendimento no plano de saúde Hapvida.

Houve manifestações de rua no Centro (foto acima, na avenida Getúlio Vargas), na Compensa, na Cidade Nova e no conjunto Nova Cidade. O trânsito ficou congestionado nestes locais.

Os professores reivindicam 35% de reposição salarial, querem dobrar o valor do ticket-alimentação, que hoje é de R$ 200, e o retorno do atendimento no plano de saúde, suspenso por falta de pagamento do Estado. Segundo a Hapvida, já são seis meses sem que a Secretaria de Educação honre o contrato.

A paralisação foi convocada pela Asprom-Sindical. Mais uma vez o tradicional Sindicato dos Trabalhadores em Educação ficou à deriva, tentando negociar com o Governo. Alguns professores chegaram a fazer uma manifestação na frente da sede desta última entidade, exigindo dela que aderisse ao movimento.

O secretário de Educação, Lourenço Braga, afirmou que mantém as negociações e disse que o Governo estuda pagar o plano de saúde diretamente aos professores, no contra-cheque.

A categoria quer uma solução antes do dia 7 de abril, quando inicia o período eleitoral, durante o qual os reajustes são proibidos.

Foto: Trânsito Manaus

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta