Em áudio, entidades que representam policiais anunciam paralisação para as 19 horas de hoje. Ouça

Um áudio que está sendo divulgado neste momento informa à população sobre a paralisação dos praças da Polícia Militar, a partir das 19 horas de hoje. Nele, o locutor pede a compreensão da população e recomenda atenção com a segurança.

O blog ouviu há pouco uma das principais lideranças dos praças da Polícia Militar. Evidentemente ele pediu anonimato, por entender que não pode se expor neste momento para não atrapalhar a estratégia que estão usando para forçar o Governo do Estado a atender às reivindicações, entre as quais a principal é o comprometimento com a Lei 4044/2014, a chamada “Lei dos Praças”.

O estopim que levou à decisão de paralisar é o parecer da Procuradoria Geral do Estado, pela ilegalidade da “Lei dos Praças”. A categoria entendeu que tratou-se de uma estratégia para retirar direitos dos policiais. “Para nós, o governador decidiu realizar as promoções agora, mas ameaçar revogar o dispositivo legal, retirou as garantias que tínhamos, de que o processo seria automático a partir de agora”, explica a liderança dos PMs.

Existe ainda outro problema grave, para os policiais: as promoções mais antigas  – aquelas relacionadas ao quadro especial. Contrariando o que diz a Lei dos Praças, o Governo quer promover apenas dependendo da quantidade de vagas disponíveis. O policiais querem manter o que está no dispositivo legal – promoções automáticas pelo critério do tempo de serviço.

Outra situação ainda incerta é o cumprimento da data-base – reajuste anual de salários. Segundo as entidades que representam os policiais, a defasagem salarial da categoria hoje está na casa dos 30%.

“Passamos os últimos quatro anos levando ´barrigada`. Agora queremos resolver a nossa vida, nem que para isso tenhamos que paralisar os serviços. Esperamos que a população entenda nossa luta”, conclui o líder.

Ouça o áudio:

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta