Ouça a música que Elisa Maria “adubou” em homenagem ao calorão manauara: “Sol de Setembro”

Aproveitando a sazonalidade que permeia o tema da música (o alto verão amazônico), a cantora e compositora amazonense Elisa Maia, lança ‘Sol De Setembro – Buguinha Dub Remix’, versão dub da música que foi lançada originalmente em 2020, agora em parceria com o produtor musical pernambucano, Buguinha Dub.

Se na versão original o reggae ‘Sol De Setembro’ se apresentava quase como uma ironia diante das desconcertantes constatações contidas na letra – a dureza da mulher que dança sozinha debaixo de um contexto ensolarado, mas pouco feliz -, agora a versão dub aprofunda a mensagem numa viagem psicodélica e grave. Se antes a ideia era que o arranjo da música trouxesse leveza para falar de vulnerabilidades, agora a faixa foca no potencial dançante nas pistas ligadas à cultura sound system.

‘Sol De Setembro’ foi lançada em 2020, marcando a estreia da cantora também como produtora musical e em 2022 ganha versão remix pelas mãos do produtor musical e engenheiro de áudio pernambucano Buguinha Dub, que é reconhecido por trabalhos junto a bandas como Baiana System, Ponto de Equilíbrio e Nação Zumbi. O produtor une echos e delays analógicos, reverbs de mola e placas de som digitais, criando versões exclusivas, remixadas ao vivo: as famigeradas versões ‘adubadas’. Ainda mais ardida, a faixa ganha agora gordura extra e psicodelia e é possível assistir a live que o produtor fez ao remixar a música em seu perfil no Instagram no ano passado: bit.ly/3RFUscI

Originalmente a faixa conta com a competente dupla Frederico Paulus e Gabriel Pinto da Luz, ambos contrabaixista e baterista da banda amazonense de reggae Johnny Jack Mesclado, da qual a cantora fez parte de 2001 a 2008. E ainda tem participação do veterano tecladista Rafael Senegal, da banda paulistana Leões de Israel.

“Tô realizando o sonho de ter uma música minha remixada e ao mesmo tempo conseguir viabilizar essa parceria com o Buguinha, que é um produtor que eu acompanho a muito tempo e que é referência quando o assunto é cultura do grave e psicodelia dub. ‘Sol de Setembro – Buguinha Dub Remix’ chega ainda mais pesada e aprofunda minha história e paixão pelo estilo jamaicano, fazendo uma ponte com meu próximo lançamento, que também é um reggae”.

Para a versão audiovisual do lançamento, um Visualizer também remixa imagens do videoclipe original lançado em 2020, filmado pela cantora durante o período mais agudo de isolamento social (quarentena) da pandemia da Covid-19. A nova versão tem concepção e edição/finalização da produtore audiovisual Oná Martins (SP).

Assista o Visualizer aqui (link não listado): https://www.youtube.com/watch?v=l42x-B5nPvw
Fotos de divulgação: https://bit.ly/3qRdwZT

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta