Lino Chíxaro surge como alternativa para compor chapa com Arthur, na busca do consenso

Manaus, AM 16/04/2015 - O deputado Belarmino Lins (PMDB) preside sessao ordinaria, durante cessao de tempo para a diretoria da Cigas, solicitada pelo deputado Adjuto Afonso (PP) na qual o presidente da Companhia de Gas do Amazonas, Lino Chixaro e o diretor tecnico comercial Clovis Correa Junior esclareceram sobre os investimentos da Cigas. presente o prefeito de Maues Franrossi Lira. (Fotos Alberto Cesar Araujo/Aleam)
Manaus, AM 16/04/2015 – O deputado Belarmino Lins (PMDB) preside sessao ordinaria, durante cessao de tempo para a diretoria da Cigas, solicitada pelo deputado Adjuto Afonso (PP) na qual o presidente da Companhia de Gas do Amazonas, Lino Chixaro e o diretor tecnico comercial Clovis Correa Junior esclareceram sobre os investimentos da Cigas. presente o prefeito de Maues Franrossi Lira. (Fotos Alberto Cesar Araujo/Aleam)

Até ontem o nome do deputado Josué Neto era tido como certo para ocupar a vaga de vice na chapa do prefeito Arthur Neto, que concorrerá à reeleição. Como ele nunca teve a unanimidade dentro do grupo, surgiu uma alternativa que agradaria a todas as correntes que apoiam o grupo: o do ex-deputado, advogado e atual presidente da Companhia de Gás do Estado, Lino Chíxaro, que é filiado ao PSD.

Lino foi filiado ao PPS durante muito tempo e ganhou seu primeiro mandato de deputado estadual por este partido, em 1998, reelegendo-se depois em 2002 e conquistando logo em seguida a presidência da Assembleia Legislativa, com apoio do então governador Eduardo Braga, de quem acabou se distanciando mas tarde.

No período em que foi presidente da Aleam, Lino construiu uma amizade sólida com o etão vice-governador Omar Aziz, que acabou se transformando em um dos principais clientes de seu prestigiado escritório de advocacia e mais tarde o nomeou presidente da Cigás, quando assumiu o governo.

Neste período todo, nunca deixou de ser amigo e Arthur, velho conhecido dos tempos de “partidão”. Discreto e competente, Lino teria o perfil ideal para ser o vice, até porque já abandonou as pretensões políticas e não faria sombra para o prefeito.

Josué continua sendo o favorito, pelo menos em público. Mas, como ele e a família têm luz própria, há resistências dentro do grupo mais próximo a Arthur, que inclui o advogado Paulo Rogério Arantes, considerado seu melhor amigo e sócio de Lino no escritório de advocacia.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 4 comentários

  1. Ezequiel filho

    Sou filiado ao psdb e milito desde 2012, tenho conversado muito com a militância, simpatizantes, diretores de escola e comunidade, todos indistintamente são unânime em dizer que Josué não agrega principalmente dentro do psdb e partidos que apoiam o prefeito.
    Acho que pela vontade do prefeito o neto seria o vice, porém ele precisa ouvir mais antes de ter que anunciar o nome de quem tem uma refeição grande no meio daqueles que irão caminhar para vitória.

  2. JOSE

    Prezado Hiel, não tenho dúvida de que o Lino seria um ótimo vice, pois além de ser um profissional muitíssimo competente, é um homem público honrado e altamente confiável. Ocorre, que por força da legislação eleitoral, especialmente a Lei Complementar 64/90, ele está inelegível, visto que por ser dirigente de uma empresa de economia mista (CIGÁS), teria que ter se desincompatibilizado quatro meses antes do pleito eleitoral, que se realizará em 02 de outubro vindouro, o que efetivamente não aconteceu.

  3. Raimunda Fagundes

    Hiel , antes de publicar esses boatos, pelo menos veja as premissas. Essa candidatura do Lino Chixaro não pode por um simples motivo: ele não deixou a presidência da Cigás a tempo, ou seja, deveria ter se desincompatibilização na forma da lei eleitoral.

  4. Manuel Peixoto

    Desejo que o tal Josue Neto seja o escolhido do Arthur pois não tem nome melhor para levar para baixo ou seja o mais baixo nas pesquisas o nome do atual Prefeito, pois todos vamos fazer como esse tal Josue Neto fez ao povo como Presidente da ALEAM ou seja deu as costas para o povo que o elegeu e abraçou os desejos do Governador Jose Melo e nada fez para que tais disparidades como exemplo o fim dos CAIMI, CAICS, SPA na SUSAM, Segurança Publica fim do RONDA NO BAIRROS e etc. Parabens Arthur leve tal mala para seu vice.

Deixe uma resposta