O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está realizando em Parintins a operação “Não tire as Penas da vida”, com o objetivo de promover a conscientização e combater o uso ilegal da fauna silvestre na confecção de adereços e artesanatos durante o festival.
A autarquia já integra, juntamente com as demais instituições públicas, a “Operação Parintins”, liderada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). “É fundamental estarmos juntos para fortalecer as ações e garantir um Festival realmente seguro e sustentável” explica Joel Araújo, Superintendente do Ibama no Amazonas.
A operação é realizada por meio das fiscalizações em lojas, mercados, feiras e outros locais de comércio de artesanato visando coibir o uso de partes de animais silvestres em adereços no município.
Essas ações integram a campanha de mesmo nome, “Não tire as penas da vida”, que nasceu com a missão de salvar os animais por meio da conscientização de quem confeccionava artesanatos com partes de animais silvestres e de quem as comprava. Desde então, o Ibama, por meio da Educação Ambiental, realiza esse trabalho no Amazonas, não apenas durante os festivais folclóricos, mas em escolas e em visitas a outras instituições.
As fiscalizações seguem antes, durante e depois do festival. Sendo assim, o Ibama reforça seu compromisso com a preservação dos ecossistemas brasileiros, atuando de maneira educativa e cumprindo sua função como autoridade ambiental em âmbito federal.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir