Há tempo para tudo

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu”. Eclesiastes 3:1

Deus nos ensina que há um tempo certo para cada coisa nesta vida. Não adianta querer alterar o relógio do tempo. Certo é que devemos aproveitar o tempo oportuno que nos é dado por Deus, o hoje, o agora!

Ao longo de uma vida há momentos bons, e outros, às vezes dolorosos, que fazem parte do propósito de Deus.

“Tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar”. Eclesiastes 3:4

Quando nos tornamos adultos sentimos saudades da nossa infância, e até dizemos que aquele tempo era bom, mas é bom lembrar que ali também houve desafios. E agora também! Quando alcançamos a velhice sentimos saudades do vigor da nossa juventude, mas agora é tarde demais! Então o melhor é viver intensamente cada dia como se não houvesse amanhã.

“Deleita-te no Senhor, e ele te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele agirá”. Salmo 37:4-5

Nas Sagradas Escrituras vemos exemplos de pessoas como Noé, Abraão, Paulo, e tantos outros que confiaram em Deus em todas as circunstâncias. Ao longo de suas jornadas, enfrentaram altos e baixos, desafios e dificuldades, mas em nenhum momento deixaram de confiar na providência divina.

É crucial exercer cautela em relação àqueles que sugerem que ao longo de nossas vidas nada de adverso nos acontecerá. Essa concepção pode nos iludir, levando-nos a acreditar em nossa auto suficiência, ao mesmo tempo em que nos tornamos cegos para a realidade. A verdade é que o dia mau é inevitável para todos, e teremos que encarar desafios contra leões, ursos, gigantes e intempéries que fogem ao nosso controle.

“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra alguma coisa sobre o seu futuro.” Eclesiastes 7:14