Desviai-vos dos falsos mestres

Ao instruir o jovem pastor Timóteo, o apóstolo Paulo faz referência que serve também para o alicerce da nossa conduta cristã no tempo presente. A passagem bíblica aplicada diz respeito aos que se afastam da sã doutrina e da pureza cristã, e portanto vivem com um pé dentro, e outro fora da igreja, e pensam que assim estão na vontade de Deus.
“Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.” 2 Timóteo 2:20

Anteriormente a este versículo Paulo conclama Timóteo a estar firme como fiel seguidor de Cristo desviando-se dos falsos mestres, que vez por outra tentam fazer incursões contra a igreja do Senhor ensinando doutrinas antibíblicas.

Esses tais são os verdadeiros vasos de desonra; aqueles falsos crentes que se desviaram da verdade para viverem uma vida cristã adúltera, pensando que assim receberão o galardão que é prometido aos servos bons e fiéis.

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo…” Mateus 25:34

Os vasos de honra devem se apartar de todo mal e manter-se leais ao verdadeiro evangelho, aquele genuíno que ensina o povo a caminhar rumo ao céu, e não o contrário.

“De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” 2 Timóteo 2:21

O desejo do vaso de honra, ou o crente fiel, é procurar corrigir com amor aqueles que se desviaram da verdade e trazê-los de volta ao aprisco do Senhor sob grande arrependimento.

Filho desleal ao lar paternal,
Queiras hoje regressar!
Pois o Pai está por ti esperando lá;
Pecador, ó volta p’ra teu lar!

*Radialista e diácono da Igreja Assembleia de Deus Tradicional