Câmara diploma grupo de brigadistas apto a combater incêndio

Em sessão solene realizada, na manhã desta sexta-feira (5), no plenário, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) fez a diplomação de 19 brigadistas de pronto atendimento que passaram por processo seletivo interno e treinamento para a função, a ser exercida de forma voluntária no Poder Legislativo. 

“É um dia de festa para mim e para a gestão da Câmara. Mais uma etapa de mais um desafio vencido. Somos o único prédio público com Brigada de Incêndio, o que nos ajudou na concessão do Habite-se. Sem o apoio do Corpo de Bombeiros do Amazonas dificilmente o prédio estaria regular”, disse o presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Wilker Barreto (PHS), que esteve à frente do evento. 

Wilker Barreto fez questão de ressaltar a importância da Brigada de Incêndio da Câmara, que hoje está treinada e equipada. “É importante também dizer que todos são voluntários, o maior exemplo de comprometimento com o serviço público. De forma voluntária estão emprestando suas vidas. Se precisar não vão fugir de suas funções”, garantiu, avisando que as simulações de prevenção de incêndio na Casa serão realizadas sem aviso prévio e para pegar os servidores de surpresa. 

A sessão solene contou com a participação de grande número de vereadores que foram prestigiar e parabenizar os brigadistas, como Reizo Castelo Brando (PTB), Coronel Gilvandro Mota (PTC), Cláudio Proença (PR), Wallace Oliveira (PTN), Gedeão Amorim (PMDB), Joelson Silva (PSC), Fred Mota (PR), Everton Assis (DEM), Roberto Sabino (Pros), Rosivaldo Cordovil (PTN), Chico Preto (PMN), Raulzinho (DEM), Professor Samuel (PHS) e Missionário Andre (PTC). Também se fizeram presentes, a diretora geral da CMM, Mirlene Rabelo Magalhães; o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação, Marcelo Campbell, o major bombeiro militar Sulemar Barroso e o Instrutor de Brigada de Emergência da Empresa Prevenfire, Manuel Eufrásio de Lima. 

A Brigada de Incêndio da Câmara foi implantada como política de prevenção e combate a sinistros. Ela é formada por servidores do quadro efetivo, comissionados, terceirizados e inclusive um bombeiro civil, todos submetidos ao curso de formação de brigadistas. Também é uma exigência do Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001:2004 da CMM.                                                                                   

Em nome dos brigadistas diplomados, Sátiro José Rodrigues, chefe da Brigada agradeceu aos gestores da Câmara pela oportunidade dada aos servidores com treinamento. “Oportunidade de mostrar aos servidores e visitantes que estão seguros no prédio”, disse ele, que destacou o fato da Brigada estar institucionalizada na Casa em situação de prevenção. 

Única mulher entre os brigadistas, a servidora Leidiane das Chagas Costa, do gabinete do vereador Cláudio Proença, disse que era uma honra estar participando do grupo de brigadistas da Câmara. Agradeceu a todos, da Presidência aos seus familiares e prometeu que na próxima seleção irá incentivar uma maior participação das mulheres. “É preciso aumentar a participação da mulher na Brigada. Vou me esforçar para isso”, afirmou. 

Os vereadores também ressaltaram o trabalho da Mesa Diretoria em valorizar os servidores da Casa. Cláudio Proença ressaltou a determinação das mulheres na figura de Leidiane, e mostrou seu apoio para que mais mulheres possam participar da Brigada, assim como o vereador Chico Preto. Gedeão Amorim disse que a Câmara dá o exemplo e que todos os prédios públicos deveriam ter Brigadas de Incêndio. “Temos convivido com sinistros pelo mundo afora, por absoluta falta de atenção e cuidados. A CMM não poderia abdicar de uma organização como essa”, afirmou Gedeão. 

Além de saudar os brigadistas, o Coronel Gilvandro Mota garantiu estar feliz pelo exemplo que a Câmara está dando. “Segurança é um princípio”, lembrou. Também pronunciaram-se os vereadores Everton Assis, Raulzinho, Roberto Sabino, Rosivaldo Cordovil e Samuel.  

TEXTO: Nely Pedroso – DIRCOM/CMM

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta