Associação fundada por “delessários” apresenta plano para mudar plantões nas Delegacias

reunião adepol
Na tarde da última quarta-feira (25) a diretoria da Adepol-AM se reuniu com o Secretário de Segurança Pública, Dr. Sérgio Fontes, para falar sobre questões importantes envolvendo os delegados de Polícia Civil do Estado do Amazonas, especialmente a respeito dos plantões nas delegacias.

Atualmente, existem 342 autoridades policiais em todo o Estado, sendo 48 delegados plantonistas. Na capital, Manaus, funcionam 12 Distritos Integrados de Polícia Civil denominados “Centrais de Flagrantes”, com plantões iniciando a partir das 17h. Portanto, os delegados plantonistas assumem sua respectiva delegacia às 8h e só saem às 8h do dia seguinte, completando 24 horas de serviço trabalhado, por 72h de folga.
A Adepol-AM, baseada no direito à saúde do servidor, que é um direito constitucional, previsto nos arts. 6º e 225 da Constituição Federal, apresenta uma proposta de otimização de plantões, visto que, na atual situação dos delegados plantonistas, há um maior cansaço, estresse, desgaste físico e psicológico, levando em conta o exercício da investigação policial, além dos diversos tipos de atendimentos à população.
Depois de protocolado o documento com a proposta de humanização dos plantões, o Secretário sugeriu uma reunião na próxima semana com os diretores da Adepol-AM para discutir e aprimorar o projeto. Foi decidido também que será discutida a situação das delegacias do interior possuírem presos de Justiça, que devem ser encaminhados para presídios, evitando a super lotação e ameaça à segurança pública dos municípios do Amazonas e dos próprios servidores lotados nestas unidade policiais.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta