Prefeitos aprendem como conseguir recursos para instalar iluminação pública nas cidades

COSIP

Prefeitos e vereadores de municípios amazonenses participaram, nesta terça-feira (15/12), do 1º Seminário de Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). O evento foi realizado pela Eletrobras Distribuição Amazonas com o objetivo de informar os gestores públicos sobre as regras para a implantação e os benefícios que o sistema traz para a população do interior.

A diretora Comercial da Eletrobras Distribuição Amazonas, Andressa Noronha, lembrou que a iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras e destacou que a população ainda pensa que o serviço é uma obrigação da Eletrobras. 

“Muitas prefeituras do interior ainda não sancionaram a lei municipal que institui a COSIP. Isso impossibilita que seja firmado o convênio que permite a cobrança da taxa de iluminação pública nas contas de energia elétrica. É esse recurso que vai viabilizar os investimentos das prefeituras na iluminação das ruas das cidades”, explicou a diretora.

Andressa Noronha ressaltou a importância das prefeituras identificarem os valores adequados a serem cobrados. “Temos casos no Amazonas de prefeituras que cobram menos nas contas de luz e terminam deixando uma dívida para o município, assim como outros gestores que terminam cobrando um valor muito alto, prejudicando os consumidores”, informou.

O assistente para o Interior da presidência da Eletrobras Amazonas, Jair Souto, avaliou que o evento foi importante para informar os gestores públicos sobre os benefícios da COSIP. “Esclarecemos os prefeitos e os técnicos das prefeituras, assim como vereadores e presidentes das Câmaras Municipais que estiveram presente ao evento, de que é preciso instituir por lei a cobrança da taxa, gerenciar esses recursos e melhorar a expansão da rede de iluminação pública e a manutenção dessa rede”, disse Jair Souto.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta