Veja destaca avanço da vacinação no Amazonas, impulsionado por Manaus

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Em matéria publicada no site da “Veja”, desta quarta-feira, 3/2, o Amazonas é destaque como um dos Estados que mais acelerou os processos de vacinação contra a Covid-19, na última semana. Em Manaus, de 19 a 31 de janeiro eram 15.627 vacinados e de 31 de janeiro a 3 de fevereiro o total de imunizados em apenas quatro dias, saltou para 18.853, totalizando 34.480 pessoas vacinadas na capital, pela Prefeitura de Manaus.

Na reportagem, os números chegam a 63 mil doses aplicadas em todo o Estado e um crescimento de 668,2%, desde que a situação foi regularizada. No entanto, em dados atualizados, esses números são ainda maiores e o quantitativo alcança 79.844 com destaque para Manaus. Ou seja, quase 50% das pessoas vacinadas no Estado foram imunizadas na capital.

Os números refletem o empenho do prefeito David Almeida em acelerar a imunização de todos os 2,2 milhões de manauaras e neste primeiro momento, cumpre o que preconiza o Ministério da Saúde em priorizar a vacinação para os trabalhadores da saúde e pessoas idosas. Os dados estaduais são registrados pela Fundação de Vigilância em Saúde e os específicos da capital estão publicados no site da Transparência Covid-19 (https://vacinometro.manaus.am.gov.br/view/), lançado pelo chefe do Executivo, na última sexta-feira, 29/1, para garantir a transparência em todo o processo.

“Não estou para brincadeira. Meu objetivo é acelerar cada vez mais o processo de vacinação em Manaus, para que no menor tempo a gente imunize mais e mais pessoas com a primeira dose da vacina. Hoje na cidade, temos dez pontos de vacinação, que funcionam com muita organização nas modalidades drive-thru e fixo e vou implantar mais. Na zona rural, o trabalho já iniciou e os idosos dessa região, também estão sendo vacinados, assim como os povos indígenas”, enfatiza o prefeito David Almeida.

Na terça-feira, 2/2, a prefeitura alcançou a marca de 9.765 pessoas imunizadas em um só dia, entre profissionais da saúde e idosos a partir de 75 anos de idade, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O registro foi o maior em apenas um dia, desde o início da campanha de imunização.

Distribuição no Estado

Até o momento, de acordo com a FVS-AM, o Amazonas recebeu 459.420 doses de vacina contra a Covid-19; destas, 453.479 foram entregues e 5.445 ainda estão a ser entregues. Mais informações acesse https://bit.ly/3owHiPU

Reportagem

Para ler a reportagem da “Veja”, acesse: https://veja.abril.com.br/saude/os-estados-que-mais-aceleraram-os-processos-de-vacinacao-na-ultima-semana/

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta