Vacina chega para quem tem de 65 a 69 anos, mas é insuficiente para faixa de 60 a 64

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Prefeitura de Manaus deu início hoje a mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, vacinando idosos de 69 anos. Durante toda a semana, de segunda a sexta-feira, vão receber a primeira dose da vacina, idosos de 65 a 69 anos, observando o critério idade/dia. No sábado, poderão ser vacinadas as pessoas dessa faixa etária que não puderam comparecer nos dias estabelecidos para as suas idades. Já para a faixa de 60 a 64, que seria vacinada na semana que vem, até agora só chegou vacina para atender pouco mais de 10% do público. Não há ainda previsão de quando o grupo dos 50 aos 60 poderá ser vacinado.

O prefeito David Almeida (Avante), que acompanhou o início da vacinação, destacou que Manaus já fez a adesão à criação de um consórcio, pela Frente Nacional dos Prefeitos, que irá possibilitar a aquisição direta de vacinas tão logo haja a oferta dos imunizantes para cidades brasileiras que tenham mais de 80 mil habitantes. “Esse é um primeiro momento. Posteriormente, a frente vai elaborar uma minuta de projeto de lei que deverá ser aprovado pelas Câmaras Municipais, assegurando a autorização legislativa para a aquisição das vacinas, quando houver a disponibilidade”, explicou.

Cronograma

De acordo com o planejamento da Semsa, a meta é aplicar, durante esta semana, a primeira dose da vacina em 100% do grupo de 65 a 69 anos, o que representa 47.564 pessoas. Para o grupo de 60 a 64 anos, o Ministério da Saúde enviou um quantitativo de vacinas para apenas 10,2% do público-alvo, o correspondente a 6.905 pessoas. A definição de quem será vacinado neste primeiro momento levará em conta critérios de prioridade a serem estabelecidos pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes do Estado e dos municípios.

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, destacou a necessidade de tratamento diferenciado para os dois grupos, considerando a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“Esta semana estamos vacinando o grupo de 65 a 69 anos, em ordem decrescente. Para agilizar o atendimento, a Semsa criou um sistema de cadastramento para agendamento nos vários pontos de vacinação que a secretaria disponibiliza em todas as zonas da cidade. Para os idosos de 60 a 64 anos, oportunamente divulgaremos como funcionará”, informou a secretária.

Aline Martins lembrou ainda que o cadastramento no sistema Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) continua aberto para novos registros e para a consulta do dia e local de atendimento. A secretária também reforçou as recomendações para quem ainda vai tomar a vacina.

“Quem estiver com sintomas de gripe ou com qualquer outro processo de adoecimento deverá aguardar, porque só depois de totalmente recuperado é que poderá receber a vacina. E quem estiver com suspeita ou confirmação de Covid-19, só deverá ser vacinado 30 dias depois do início dos sintomas”, alertou Aline.

Confira o cronograma de vacinação para idosos de 65 a 69 anos de idade

Segunda, 1º/3 – Pessoas com 69 anos

Terça, 2/3 – Pessoas com 68 anos

Quarta, 3/3 – Pessoas com 67 anos

Quinta, 4/3 – Pessoas com 66 anos

Sexta, 5/3 – Pessoas com 65 anos

Sábado, 6/3 – Pessoas de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana  

Endereços dos postos de vacinação

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222- bairro Crespo

 

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490 – bairro Parque 10 de Novembro

 

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – bairro São José I

 

Zona Oeste

Balneário do Sesc

Avenida Constantinopla, 288 – bairro Alvorada

 

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM

Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – bairro Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 – bairro Cidade Nova

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta