Orgulho do Estado: Milton Hatoum é o primeiro amazonense a integrar a mais importante academia do país

O escritor e romancista Milton Hatoum tomou posse como membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 24 de abril de 2026, ocupando a Cadeira 6, sucedendo o jornalista Cícero Sandroni. Eleito em agosto de 2025 com 33 dos 34 votos, Hatoum é o primeiro amazonense a integrar a instituição, destacando-se por obras como “Dois Irmãos” e “Relato de um Certo Oriente“. 

Hatoum foi eleito para a Cadeira de número 6 e tornou-se o primeiro escritor nascido no Amazonas a ingressar na ABL em 128 anos de história. A posse ocorreu no Petit Trianon, no Rio de Janeiro, com saudações da acadêmica Ana Maria Machado, recebendo o colar de Rosiska Darcy e o diploma de Lilia Moritz Schwarcz.

Em seu discurso, ele exaltou a literatura como essência da experiência humana e relembrou sua formação em escola pública, além de citar autores como Graciliano Ramos.

Três vezes vencedor do Prêmio Jabuti, Hatoum é reconhecido por seus romances que exploram a identidade, a memória e a região amazônica, com obras publicadas em 17 países.  +5

A entrada de Hatoum foi celebrada pelo presidente da ABL, Merval Pereira, como a chegada de “um dos maiores romancistas brasileiros”.

A posse também foi prestigiada por outros ilustres amazonenses, como o ministro Mauro Campbell, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta