Tradicional colégio Dom Pedro II completa 150 anos de existência

A Hora Cívica recebeu um novo significado no Colégio Amazonense D. Pedro II (CADPII). A escola comemorou nesta quinta-feira (14/3) seus 150 anos de fundação oficial com representações teatrais sobre fatos marcantes na história da instituição, bolo de aniversário, apresentação da Fanfarra e participação de alunos, corpo escolar e egressos do famoso ‘Estadual’.A gestora do colégio, pedagoga Ana Maria Goreti, explicou que o CADPII foi o primeiro colégio do Amazonas e sua história se confunde com a do próprio Estado. As apresentações, segundo ela, reforçam a criatividade e inovação característicos dos “gymnasianos”, alunos da instituição.

“A Hora Cívica dessa semana se transformou em um resgate histórico animado de fatos marcantes na nossa história, com apresentações culturais totalmente preparadas pelos alunos. A vanguarda e o pioneirismo são marcas dos gymnasianos e nossos exemplos são os ex-alunos Thiago de Melo, Rute Prestes, Tenório Teles e Mário Ypiranga Monteiro”, lembrou a gestora.

Um dos ex-alunos que fazem parte da História é o economista e escritor Osíris Silva. Ele esteve presente na comemoração e afirmou que a produção e realização do auto alusivo à revolução Gymnasiana encenada com base no livro do Prof. Mario Ypiranga Monteiro (Mocidade Viril 1930) foi perfeita.

“A interpretação teatral lembrou um dos importantes momentos destes 150 anos e a data foi comemorada de forma linda e emocionante. Pelo massivo comparecimento (jamais havia visto tantos alunos reunidos naquele anfiteatro), meus colegas gymnasianos e eu estamos ainda mais orgulhosos de sermos produto dessa casa de ensino e cultura”, assinalou.

Mais celebrações – As comemorações pela data de um dos mais tradicionais colégios do Amazonas apenas começaram, de acordo com a gestora Ana Maria. Haverá ainda outros eventos durante o ano, como a apresentação especial da fanfarra gymnasiana durante o desfile de 5 de setembro.

“Em março é a data oficial da fundação, mas nosso aniversário é celebrado no mesmo dia em que o Amazonas é elevado à categoria de Província. Por isso nossos alunos estão preparando uma apresentação ainda mais especial para a Semana da Pátria”, adiantou Ana Maria.

Histórico – O Colégio Amazonense D. Pedro II começou sua atividade educacional pelos anos de 1856, trabalhando o conhecimento sob o aspecto da instituição pública. Foi José Wilkens de Matos, no ano de 1869, que deu caráter de escola ao Lyceu Provincial.

Após 150 anos, a instituição segue como referência entre as escolas do Estado, desenvolvendo inúmeros Projetos internos em parcerias com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os projetos culturais envolvem diversas disciplinas como o  Projeto MUSEU – Resgate de toda História da Escola, a Feira Cultural Hispânica e o Projeto Linguístico – Saraus e Dramatizações Literárias.

FOTOS: Jesus Bonfim

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta