Tecnologia da Informação a serviço da vida

Dentre as inúmeras contribuições das “Tecnologias da Informação” no cotidiano, é importante salientar a sua participação na interação entre as pessoas e na atualização das informações com rapidez. Estes dois aportes  ajudam a   fortalecer e  restabelecer a memória, o que é de significativa  utilidade ao idoso,  porque o auxilia na adequação de um comportamento mais pertinente à terceira idade, como, por exemplo, a rotina nas atividades físicas.

Forte nesta postura, recente estudo demonstra que “a prática da musculação por idosos pode promover a diminuição da gordura corporal” bem como o aumento da massa muscular como consequência ― o que conduzirá a uma redução de lesões e  fraturas. E, há estudiosos que afirmam existir benefício à saúde mental dos idosos. Envelhecer de forma saudável será a consequência para o combate ao sintoma da depressão e ansiedade, confirma o estudo do Dr. Paolo Cunha publicado na revista Psychiatry Research.

Contudo,  nunca se deve esquecer  que a “gordura” é o seu maior inimigo. E,  recente estudo mostra que a obesidade no mundo atinge cerca de 1 bilhão de pessoas, conforme ratificou a OMS na revista The Lancet. Foi revelado que “na população adulta a taxa de obesidade dobrou entre as mulheres e quase triplicou entre os homens”. Por ser considerada uma doença crônica e tida como um problema de saúde mundial; gerando diabete, asma, gordura no fígado, podendo levar a várias situações complicadas de saúde.

Atualmente,  necessitamos cada vez mais de novos conhecimentos,  outras experiências decorrentes de “informações  históricas”  para melhor conhecermos nossa própria felicidade. Não estamos mais nos bancos escolares, mas a formação de um profissional de qualquer ramo lhe  impõe  dever de constantes atualizações sobre novas informações, como meio de permanecer no mercado,  pois  a cada ano a competição cresce ―  exigindo de todos a busca de novos espaços. Por isso, uma boa condição física, como resultado de uma melhor saúde,  também conduzirá o idoso à manutenção de sua felicidade interna e motivacional para uma melhor qualidade de vida no seu dia a dia.