Em Coari e Nhamundá, Omar propõe fortalecer saúde e segurança para evitar deslocamentos a Manaus

O candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), defendeu o fortalecimento dos serviços públicos no interior como estratégia para reduzir a necessidade de deslocamento da população até Manaus em busca de atendimento. Durante agendas em Coari, na noite de sexta-feira (28), e em Nhamundá, no sábado (29), Omar apresentou propostas principalmente nas áreas de saúde e segurança pública.

Na saúde, o candidato voltou a defender a regionalização do atendimento especializado. A proposta integra uma estratégia já apresentada por Omar durante a campanha para ampliar a oferta de média e alta complexidade fora de Manaus e reduzir o deslocamento de pacientes para a capital.

Em Coari, Omar propôs a construção de um novo hospital com 150 leitos para atendimentos de média e alta complexidade. Segundo o candidato, ampliar a capacidade de atendimento no próprio município é uma das formas de enfrentar a espera por exames, cirurgias e procedimentos especializados.

“Isso aí não é favor. Isso é obrigação nossa. Ter empatia pelo próximo e ajudar o próximo a ter uma saúde com qualidade. A gente não pode esperar. A doença mata”, afirmou.

Omar também falou sobre a integração da estrutura de saúde com a formação médica no município. Eduardo Braga (MDB), que participou do evento, apresentou proposta para que a estrutura hospitalar esteja ligada à formação dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Coari.

Em Nhamundá, Omar anunciou a proposta de construir uma nova maternidade no município e relacionou a medida à necessidade de ampliar a assistência às gestantes no interior.

O candidato também voltou a citar a construção de um hospital regional de 150 leitos em Parintins, com média e alta complexidade e especialistas. A unidade seria referência para os municípios do Baixo Amazonas, permitindo que moradores de cidades próximas, como Nhamundá, tenham acesso a procedimentos especializados sem precisar viajar até Manaus. A proposta do hospital de Parintins já havia sido apresentada por Omar no início da campanha.

“Para não precisar ir para Manaus, porque vai ter especialistas em Parintins. Vocês vão para lá, aqui perto”, disse Omar.

Segundo o candidato, o hospital de Parintins deverá integrar uma rede de oito hospitais regionais que pretende implantar no Estado. Durante o primeiro debate eleitoral, Omar também apresentou a regionalização da saúde como uma das propostas de seu programa.

Segurança mais perto da população

A descentralização também apareceu nas propostas para a segurança pública. Em Coari, Omar anunciou a intenção de apoiar a realização de concurso para 500 guardas municipais. Em Nhamundá, a proposta é de 200 guardas. Segundo o candidato, o Estado participaria do treinamento e da estruturação das corporações para ampliar a presença dos agentes tanto nas sedes dos municípios quanto nas comunidades.

“Todos precisam de segurança”, afirmou durante o encontro em Nhamundá.

Omar também repetiu nos dois municípios a proposta de convocar candidatos já aprovados em concursos das forças de segurança e realizar novo concurso para ampliar o efetivo estadual. O candidato tem defendido a contratação de policiais militares, delegados e agentes da Polícia Civil, além da retomada do funcionamento das delegacias durante 24 horas.

A ampliação do efetivo e o funcionamento permanente das delegacias também foram apresentados anteriormente por Omar como parte de suas propostas para a segurança pública.

Transporte para encurtar distâncias

Outro ponto comum aos discursos em Coari e Nhamundá foi o transporte aéreo. Omar voltou a defender a criação de uma companhia aérea amazonense, por meio de parceria público-privada, para reduzir o preço das passagens e melhorar a ligação dos municípios do interior.

Em Nhamundá, o candidato acrescentou que pretende garantir transporte gratuito para pacientes que precisarem viajar para receber atendimento de saúde.

“Pessoal que estiver doente, que estiver aí com o hospital, não vai pagar nada. É de graça”, afirmou.

Ao longo dos dois dias de viagem, Omar também apresentou propostas relacionadas à educação, qualificação profissional, habitação e enfrentamento à dependência química. O eixo central dos discursos, porém, foi ampliar a estrutura disponível nos municípios e criar polos regionais capazes de atender demandas que hoje levam moradores do interior a buscar serviços na capital.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta