SSP treina policiais para atender melhor pelo190

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está capacitando Policiais Militares que atuam como controladores no Centro de Comunicações Operacionais da Polícia Militar (Cecopom) do Centro Integrado de Operações Policiais e Segurança (Ciops). O setor gerencia o rádio-atendimento das chamadas no 190, por meio de servidores que recebem as ligações. A capacitação deve ocorrer até quinta-feira (07/12).

A capacitação dos militares faz parte da política de segurança pública implementada pelo vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, que tem como um dos objetivos a melhoria do atendimento realizado no 190. De acordo com Saraiva, incentivar a capacitação dos profissionais, além de garantir eficiência no atendimento à população, também proporciona a melhoria da autoestima dos servidores.
“Estamos reforçando o policiamento nas principais zonas da capital, mas também estamos contemplando o capital humano do sistema de segurança pública. É preciso dotar a polícia com mais estrutura de equipamentos e incluir o policial”, destacou.
Atualização – O chefe do Cecopom, tenente-coronel Frank Eduardo, lembra que a principal atividade do setor é coordenar todas as ocorrências do 190 de Manaus e também do interior. De acordo com Eduardo, a capacitação visa a atualização dos conhecimentos e a melhoria no atendimento à população. Segundo ele, como há várias legislações que estão em constante atualização, é preciso realizar uma capacitação específica para certos casos.
“O 190 é a porta de entrada do atendimento da polícia. É nele que os Controladores acionam uma viatura para que a ocorrência seja atendida com a melhor qualidade e excelência”, disse.
De acordo com o tenente-coronel, o Cecopom analisa também se a viatura foi até o local e qual foi o procedimento realizado em cada ocorrência, além de contribuição no processo de elaboração dos relatórios das operações realizadas pelo sistema de segurança pública do Estado.
Conteúdo – Durante a capacitação, estão sendo abordados diversos assuntos como fundamentos de Direito Penal, tipificação das ocorrências do sistema de segurança pública, relações humanas e atendimento ao público.
Atuando há três anos como controlador, o policial militar Felipe Benatton, afirma que a capacitação é de extrema importância para a melhoria no atendimento da população. “O nosso objetivo é dar assistência máxima ao cidadão e poder, o mais rápido possível, atender a ocorrências. Se possível recuperar um objeto, um bem e dar uma resposta mais rápida e melhor ao cidadão”, ressaltou.
FOTO: VALDO LEÃO

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta