Sindicato dos Médicos encontra remédios e muito lixo hospitalar ao ar livre na zona Leste

O Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) recebeu imagens denunciando o descarte ilegal e irregular de várias caixas com diversos medicamentos e Produtos Para a Saúde (PPS) e muito lixo hospitalar, ao ar livre. Pelas imagens é possível ver o selo do Ministério da Saúde, indicativo de que vieram da rede pública de saúde.

De acordo com a denunciada encaminhada ao Simeam nesta quinta-feira (15), as caixas foram encontradas em uma rua do bairro Nova Vitória, na estrada que leva para o bairro Puraquequara, no Distrito 2, Zona Leste de Manaus.

No meio do material descartado estão remédios importantes para o tratamento da saúde da população, como insulina e antibióticos, além de seringas, máscaras, luva cirúrgica, frascos para colega sanguínea, entre outros. Alguns medicamentos ainda estão lacrados.

A presidente em exercício do Simeam, Dra. Patrícia Sicchar analisou as imagens e verificou que alguns dos remédios estão em falta nas unidades de saúde de Manaus.

“É gravíssimo deixar vencer Insulina, que falta bastante na rede, usado para tratar pacientes com diabetes. A Prednisona, usado em pacientes com doenças autoimunes. Tenoxican, muito usado nas unidades de Servido de Pronto Atendimento para aliviar uma dor de forma imediata, seja articular ou reumática”, avaliou a Dra. Patrícia Sicchar, observando que o material não é comum em UBS. “Isso é de ambiente hospitalar porque tem muita seringa usada. Em UBS quase não é utilizado seringas, fora as que têm coleta de sangue, porque tem muito frasco de sangue. Tem frasco de soro, o que é mais comum nos hospitais. Então, pelas imagens, parece que seja de ambiente hospital, ou Policlina que também faz coleta de sangue, mas, não há como afirmar”, comenta.

A presidente do Simeam chama a atenção para a grande quantidade de lixo e faz um alerta. “Tem muito lixo hospitalar, seringas usadas, frascos com sangue, é um lixo altamente contaminante, podendo transmitir doenças como HIV, Hepatite, infecções bacterianas. Isso é criminoso”.

As imagens serão encaminhadas para os órgãos fiscalizadores em forma de denúncia para que as medidas cabíveis sejam providenciadas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Valdeilda Tavares Bento

    Dra.Patricia,eles estão doidos,pensando no dinheiro que estão recebendo de Roitte da Petrobrás 1milhao,mas já disseram q/não podem gastar c/pessoal.Veja essa reportagem.

Deixe uma resposta