Sepror vai realizar ações do Pró- Piscicultura no Alto Solimões

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) vai realizar ações nos municípios de São Paulo de Olivença, Benjamin Constant e Tabatinga, na região do Alto Solimões, nos próximos dias 27, 28 e 29 de agosto. As atividades integram a agenda da segunda edição do programa “Amazonas Presente”, realizado pelo Governo do Estado.

No dia 28, no município de São Paulo de Olivença (975 quilômetros distante de Manaus), será feita a entrega de 30 certificados, e no dia 29, em Benjamin Constant (1.119 quilômetros distante de Manaus), serão entregues 50 certificados. Nos dois casos, as certificações se referem à formação de piscicultores no curso de Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura, ministrado pela Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa/Sepror), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

No dia 29, em Tabatinga (1.106 quilômetros distante de Manaus), também vai ocorrer a entrega de 45 certificados para os piscicultores da conclusão do curso de Manejo da Piscicultura. Também no município acontece a visita ao entreposto de pescado local, onde será realizado o curso de Capacitação de Boas Práticas de Processamento do Pescado, para os pescadores e alunos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

“A pesca artesanal e a piscicultura são atividades econômicas de grande potencial no Alto Solimões. Estamos promovendo a capacitação dos atores sociais envolvidos com essas atividades e, em breve, o terminal pesqueiro deverá funcionar para fornecer insumos e garantir o armazenamento, beneficiamento e comercialização do peixe. Além disso, temos trabalhado para reduzir o custo da ração, o que vai favorecer os piscicultores de todo o estado, tornando-os competitivos”, disse o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Beneficiamento de pescadores

O entreposto de pescado de Tabatinga também fornecerá gratuitamente aproximadamente 10 toneladas de gelo, beneficiando mais de 1.000 pescadores da região, contribuindo para a pesca comercial, além de gerar mais de 40 empregos diretos.

Chamamento Público

Na ocasião, ocorrerá o anúncio para o chamamento público dos entrepostos de pescado de Tabatinga, no valor de R$ 1.1474.176,00, e de Santo Antônio do Içá (879 quilômetros distante de Manaus), no valor de R$ 878.350,00, adquiridos por meio de convênios com o Governo Federal e Estadual, para atender às necessidades do setor pesqueiro e aquícola, nos municípios do Alto Solimões do Amazonas.

Segundo dados da Sepa/Sepror, o entreposto de Tabatinga tem capacidade de estocagem de 100 toneladas, túnel de congelamento de 10 toneladas com fábrica de gelo acoplada, com uma produção de 10 toneladas de gelo/dia, e silo de gelo com capacidade de 30 toneladas.

Já o entreposto de Santo Antônio de Içá tem capacidade de estocagem de 30 toneladas para produtos resfriados, com fábrica de gel acoplada, produção de 12 toneladas/dia e silo com capacidade de 30 toneladas.

De acordo com o gerente de Pesca da Sepa/Sepror, João Bosco Silva, a chamada pública tem por objetivo selecionar organizações da sociedade civil para firmar um acordo de cooperação entre entidade e Governo do Amazonas.

“O Governo do Amazonas está dando a oportunidade para as entidades credenciadas fazerem a gestão dos frigoríficos, que atualmente estão em funcionamento, mas não estão operando, visando beneficiar com a operação centenas de pescadores do Alto Solimões”, conclui João Bosco.

Com informações da assessoria*

Foto: Ricardo Oliveira

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta