SANTIAGO DE COMPOSTELA

11949569_907269616028114_1511912519_n
Sem a pretensão e sem a competência de escrever sobre roteiro de viagens que tem nosso confrade Natan porém, aproveitando dos momentos de férias desfrutadas aqui na Europa, estamos visitando uma cidade ícone do cristianismo e símbolo da expansão católica na região que é Santiago de Compostela fundada em homenagem a São Tiago Apóstolo e está situada a noroeste da Espanha, capital da Galícia da Província de Corunha e foi fundada no século IX.

Santiago representa hoje um dos maiores destinos de peregrinação cristã no mundo só perdendo para Roma e Jerusalém e, a partir de 1985, foi reconhecida como patrimônio cultural da UNESCO.

É famoso em todo o planeta o chamado Caminho de Santiago cujo percurso de pouco mais de 800 km é avidamente percorrido por milhares de peregrinos do mundo todo cujo final se dá no túmulo de São Tiago que se localiza na Catedral de mesmo nome, numa solenidade litúrgica emocionante.

Sua construção iniciou-se no ano de 916 e avançou até mais ou menos 1225 e foi erigida nos estilos pre românico, renascentista e barroco, numa rica profusão de arte arquitetônica que impressiona.

A fundação da cidade está ligada à tradição passada de que aqui se encontrou os restos mortais do apóstolo Santiago Zebedeu, que se presume ter acontecido entre os anos de 812 ou 813 ou ainda, segundo outras versões entre 820 e 835, o que agregou uma importância religiosa crescente ao local.

Conta-se que um eremita de nome Pelágio seguindo um sinal luminoso deslocando-se ao local descobriu um sepulcro de pedra no local onde está agora a catedral em cujo interior encontrou três corpos, que o bispo identificou como sendo de Santiago Maior e de dois dos seus discípulos Teodoro e Atanásio.

A cidade desenvolveu-se graças à popularidade crescente como destino de peregrinação e, a partir do século XVI, também à criação da universidade.

Aproveitando a notícia da descoberta do corpo do apóstolo, o monarca local Afonso II, fez uma peregrinação ao local (segundo a tradição, foi ele o primeiro peregrino de Santiago) e ali manda construir uma igreja.

A notícia da descoberta do túmulo espalhou-se tanto no reino como fora dele, fazendo com que Compostela se tornasse um novo lugar de peregrinação da cristandade, numa período em que a importância de Roma decaíra e Jerusalém estava inacessível por estar nas mãos dos muçulmanos.

O povoado foi crescendo ao mesmo tempo que a peregrinação se tornou mais popular, estendo-se a todo o Ocidente da península ibérica.

A cidade está dividida em dois lados bem distintos: ao norte o centro histórico protegido, em cuja área estão todos os acervos culturais, arquitetônicos e religiosos antigos e ao sul a parte residencial, comercial e de arquitetura moderna.

Nesse momento centenas de milhares de peregrinos e turistas aqui se encontram de passagem num vai e vem frenético que combina religiosidade e fé com festas profanas e gastronomia para todos os gostos em plena primavera cuja temperatura média é de 15 graus.

Recomendo o roteiro para tantos quantos queiram desfrutar de estradas superconservadas, clima agradabilíssimo e um encontro com Deus por meio de um servo apóstolo de Jesus, responsável por fincar nesta parte do mundo Sua Palavra, ensinamentos e doutrinas.

Té logo!

Sds Ronaldo Derzy Amazonas

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta