Reino Unido é bi e presidente da Aparecida faz insinuações

Com a soma de 268,5 pontos, a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de Manaus 2017. A agremiação levou o meio ambiente para o Sambódromo na noite deste sábado (25), com o samba-enredo “No Reino das fontes de vida, o Morro em movimento sustentável faz a diferença”, levando para a Avenida do Samba alegorias cheias de animais e plantas da Amazônia. A apuração das notas aconteceu na manhã desta segunda-feira (27).

A escola repete o título do ano passado, que foi dividido com a Mocidade Independente de Aparecida. Já em segundo lugar, ficou a escola de samba Vitória Régia, com 266,9 pontos, enquanto A Grande Família conquistou o terceiro lugar com 266,8 pontos. Entre os critérios avaliados pelos jurados, estão enredo, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, alegoria e adereços, harmonia, fantasia, comissão de frente e bateria.

O presidente da Aparecida, quarta colocada, não reagiu bem ao resultado. Saulo Borges, que também é jornalista, se retirou antes do final da apuração, dizendo não aceitar o resultado e insinuando que foram beneficiadas escolas protegidas pela direção da Comissão Executiva das Escolas de Samba de Manaus, da qual ele próprio é vice-presidente. Nas redes sociais, afirmou que o diretor de harmonia “de uma escola aí” teria influenciado na escolha de jurados e prometeu revelar nomes, o que não fez até agora.

APOIO

Quatorze escolas de samba, tanto do grupo especial quanto dos grupos de acesso, estiveram entre as contempladas pelo edital de apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. As agremiações receberam o montante de R$ 818.782 mil.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o sucesso do desfile é uma vitória de toda a comunidade. “Parabenizamos todas as escolas que deram o seu melhor na Avenida, vencendo todas as dificuldades. A Prefeitura de Manaus trabalhou para apoiar o Carnaval, mesmo em um ano de crise, por se sensibilizar com a importância cultural e turística da festa. Por isso, ficamos felizes em ver que o grande campeão da festa foi a população manauara, e as comunidades que tanto se empenharam para continuar fazendo do desfile um belo momento da cultura popular”, destacou.

Acesso

Nos grupos de acesso, os títulos ficaram com a agremiação Primos da Ilha, no grupo A, com 179,2 pontos; Mocidade Independente do Coroado, no grupo B, com 179 pontos; e Leões do Barão Açu, no grupo C, com 166,20 pontos. Neste ano, nenhuma escola descerá ou subirá de posição, conforme determinação da Ceesma.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta