Prefeitura está concluindo o primeiro bairro modelo de Manaus

A Prefeitura de Manaus está concluindo as obras do primeiro bairro modelo da cidade. O residencial Águas Claras, Novo Aleixo, zona Norte, possui 116 ruas abertas das quais 107 já estão totalmente concluídas com drenagem profunda e superficial, asfalto de qualidade, energia elétrica, iluminação a LED, água encanada em todas as residências, sinalização horizontal, calçamento e áreas institucionais garantidas para a construção de aparelhos urbanos necessários.

Dois parques da juventude, creche, UBS, área verde e academias ao ar livre completam a infraestrutura implantada nas duas etapas do residencial. Com a sobra dos recursos, aproximadamente R$ 20 milhões, a prefeitura vai abrir novo edital para pavimentação na zona Norte, contemplando, principalmente, novas ruas no Novo Aleixo.

Fruto de compromisso firmado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto com os moradores, as obras estão sendo realizadas desde 2013 em convênio com a Caixa Econômica Federal. O bairro foi construído do zero, o que possibilitou o planejamento de ruas e áreas institucionais, tornando-o um dos mais bonitos e privilegiados da cidade.

Na tarde desta quarta-feira, 21/6, o prefeito visitou o bairro, acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta, e manifestou sua alegria com os resultados. ”Este é um bairro modelo e tenho muito orgulho disso. Começou do zero, na nossa administração. E como começamos do zero, pudemos fazer tudo de forma planejada, com ruas largas, áreas institucionais bem definidas”, disse. “Fico muito feliz e agradecido pela parceria com a Caixa Econômica”, completou.

Arthur anunciou que, como os recursos foram bem administrados na execução de todas as obras do bairro, houve uma sobra de aproximadamente R$ 20 milhões, que vai permitir o recapeamento de 40 quilômetros de novas vias na cidade, dando continuidade à infraestrutura no Novo Aleixo e levando asfalto também para outros bairros. “A Caixa tem sido uma parceira fundamental, nos apoiando inclusive com essa compreensão que, se gastamos bem o dinheiro, gastando menos que o previsto, o dinheiro sobra para fazer outra obra, da mesma importância e relevância”, observou.

Marcos Rotta reforçou que a marca de qualidade imprimida nas obras do Águas Claras será seguida pela Prefeitura de Manaus. “São 116 ruas com o que existe, hoje, de mais moderno em termos de asfaltamento de qualidade, com o incremento das novas tecnologias asfálticas. Já temos aqui grande parte de iluminação a Led, sarjeta, meio fio, drenagem, enfim. Temos, aqui no Águas Claras, tudo aquilo que nós sonhamos para a cidade de Manaus”, afirmou.

Os moradores não cansam de elogiar o trabalho de qualidade feito no local, a exemplo de Nonato Auzier, que mora no local desde 2000.  “O Arthur desencantou essa área. Os outros prometiam, cavavam e não resolviam nada. Ai veio o Arthur e fez e com muita qualidade, aqui está servindo de exemplo para outras áreas”, comentou. 

MAIS ESTRUTURAS 

Arthur e Rotta também foram à obra de construção de uma creche que está 85% concluída. A obra está sendo realizada pelo consórcio Pró-Infância Brasil (PIB) com previsão de entrega no segundo semestre deste ano e capacidade para atender 224 crianças.  “Essa creche tem um padrão muito moderno, proporcionando conforto às crianças, com áreas destinadas para lazer e recreação”, comentou o prefeito.  O bairro também é atendido pela Unidade Básica de Saúde Fátima Andrade, inaugurada na gestão do prefeito Arthur Neto.

Ainda no Águas Claras, a prefeitura já entregou dois Parques da Juventude. Esses espaços beneficiam diretamente mais de 7,6 mil pessoas que residem na área, além dos moradores de loteamentos próximos como Parque das Garças e Novo Aleixo. Os parques são dotados de playground, academia ao ar livre, campo de futebol de areia, mesas para jogos, mais de 800 metros quadrados de pista de caminhada e iluminação de LED. Além dos equipamentos, as áreas passaram também por um processo de recuperação vegetal, com o plantio de 306 árvores e mais de duas mil mudas ornamentais e infraestrutura do entorno.

PONTE

Ainda na tarde desta quarta, o prefeito Arthur Neto e o vice-prefeito e secretário da Seminf, Marcos Rotta, foram às obras da avenida Lóris Cordovil, Alvorada, zona Centro-Oeste, para acompanhar os trabalhos de conclusão de reconstrução da ponte. A previsão é que até sexta-feira, 23/6, seja concluído o asfaltamento do trecho.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta