Pesquisa da Perspectiva mostra Bolsonaro em queda no AM; Eduardo e Wilson crescem e Amazonino cai; Omar e Arthur polarizam para o Senado

Pesquisa do instituto Perspectiva, divulgada hoje em Manaus e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-AM) mostra várias movimentações importantes das intenções de voto. Na corrida pela Presidência, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) cresceu, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), perdeu seis pontos. A diferença entre os dois subiu para quase 11 pontos. Já na disputa do Governo Estadual, o governador Wilson Lima (União Brasil) assumiu a dianteira, crescendo dois pontos em relação ao último levantamento, realizado em maio. Mas quem mas cresceu foi o senador Eduardo Braga (MDB), com quase quatro pontos a mais, enquanto Amazonino Mendes (Cidadania) perdeu quase três pontos e agora está em segundo lugar. O senador Omar Aziz (PSD) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB) crescem e praticamente polarizam neste momento a campanha pela única vaga para o Senado.

O Perspectiva foi o único que acertou na mosca o resultado da eleição para prefeito de Manaus, em 2020. Esta é a terceira pesquisa registrada este ano no TRE-AM pela empresa. A primeira foi realizada em março, a segunda em maio. O levantamento indica que Wilson Lima tem neste momento um ritmo de crescimento menor. Ele subiu quatro pontos da primeira para a segunda pesquisa. Agora foram dois. Já Eduardo deu um salto, depois de oscilar negativamente um ponto no segundo levantamento. Ele cresceu quase na mesma proporção que seu candidato a presidente, Lula, o que indica que o “casamento” dos dois está funcionando. A queda nas intenções de voto de Amazonino também diminuiu o ritmo, mas continua ocorrendo. Ele havia perdido quatro pontos no primeiro levantamento e agora mais de dois. Com o detalhe que, desta vez, perdeu o primeiro ligar que ostentava em todas as pesquisas anteriores.

Os demais candidatos a governador mantêm números estáveis, com pequenos crescimentos dentro da margem de erro, que é de 2,5%.

No levantamento para senador, a principal novidade é que Omar e Arthur estão descolando dos demais candidatos e parecem caminhar para polarizar a campanha. Os dois cresceram em relação à pesquisa anterior, quando apareceram empatados. Desta vez o atual senador apareceu na frente. O Coronel Menezes (PL) perdeu quatro pontos, mas continua em terceiro lugar. Os votos de Chico Preto (Avante), cuja candidatura foi indeferida pelo TRE-AM parecem ter migrado para Luiz Castro (PDT), que cresceu e se aproxima do candidato bolsonarista.

A amostra foi de 1.500 entrevistas em Manaus e nos 24 maiores colégios eleitorais do Amazonas, totalmente executadas por telefone e divididas entre eleitores de Manaus (802), Parintins (63), Manacapuru (63), Itacoatiara (61), Coari (45), Tefé (36), Tabatinga (32), Maués (32), Iranduba (31), Manicoré (29), Humaitá (28), São Gabriel da Cachoeira (28), Autazes (25), Lábrea (23), Presidente Figueiredo (22), Careiro (21), Boca do Acre (20), Benjamin Constant (19), Carauari (19), Barreirinha (18), Borba (18), Eirunepé (17), Nova Olinda do Norte (16), São Paulo de Olivença (16), Rio Preto da Eva (16).

Clique aqui e veja a pesquisa completa

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta