Personagens que fizeram história na extensão rural do Estado recebem homenagem

Os profissionais que fizeram a história da extensão rural no Amazonas foram homenageados hoje em sessão especial na Assembleia Legislativa, pela passagem dos 50 anos de implantação da atividade extensionista no Estado. A iniciativa partiu dos deputados Luiz Castro (Rede) e Adjuto Afonso (PDT).

Receberam certificados de reconhecimento pela sua atuação na área extensionista, Marcilio de Avelar Junqueira, José da Silva Seráfico de Assis Carvalho, Antônio Carlos Barbosa (in memoriam), Alberto Martins de Freitas, Osmar Amazonas de Oliveira, Jerônimo Maquiné de Almeida, Romeu Nogueira Campos e José Silvio da Silva.
O trabalho desses profissionais remonta o início do serviço de extensão rural no Amazonas com a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), em 2 de dezembro 1966, que contribuiu para o fortalecimento das atividades agropecuárias, florestais, pesqueiras e da agroindústria.
A sessão também destacou o Dia Nacional do Extensionista Rural, em 6 de dezembro, prestando homenageados aos profissionais Eda Maria Oliva Souza,. Walter Ribeiro de Carvalho, Vicente Marques da Silva, José Maria Frade Júnior, Maria José Andreola, Meire Santiago, Pedro Correa da Silva, José Ronaldo da Silva, Raimundo Gerson da Costa e Aldeni de Araujo.  
   
 Ex-secretário de Produção Rural, o deputado Luiz Castro defendeu a ampliação do orçamento do Sistema Sepror, especialmente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), que nos últimos 20 anos, promove a extensão rural.
 
“O Governo precisa ampliara as condições financeiras do Idam, para que o setor primário se fortaleça e estimule o trabalho dos extensionistas, que são educadores por excelência e agentes de inclusão social no meio rural”, salientou.  
 
A sessão contou com  a presença  do secretário estadual de Produção Rural, Hamilton Casara, do diretor-presidente do IDAM, Edmar Vizolli, do superintendente da Conab, Thomas Meireles, do secretário municipal de Feiras e Mercados, Fabio Henrique Albuquerque, da professora da Ufam, Aldejanira Castro, do presidente da Faea, Muni Lourenço.  
Profissionais da área de produção, familiares dos homenageados e estudantes do Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), ocuparam  as galerias e o plenário da Assembléia Legislativa.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta