Paulo Guedes faz o mais duro ataque à Zona Franca e demonstra interesse em acabar com ela

Em entrevista ontem à Globo News, durante um debate com a jornalista Miriam Leitão sobre o fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou categoricamente que não vai inviabilizar o país para manter os incentivos da Zona Franca de Manaus. Foi o mais duro ataque ao modelo e mostrou claramente que o principal auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PSL) não pretende ajudar o modelo de desenvolvimento instalado em Manaus a continuar do jeito que está.

No momento em que o ministro falou sobre a reforma tributária e citou o fim do IPI, a jornalista perguntou: “E a Zona Franca de Manaus?”. Guedes retrucou: “A Zona Franca de Manaus segue o jogo”. “A diferença dela é que não paga IPI”, lembrou Leitão. “Olha que coisa linda que você está dizendo: você vai mexer na Zona Fanca de Manaus? Não, claro que não. Tá na Constituição, tá lá. Mas e se todos os impostos caíssem todos para zero? Bem, eu não mexi na Zona Franca de Manaus”, disse o ministro, ironicamente.

“Então ela perdeu as vantagens…”, disse outro jornalista. “Quer dizer que o Brasil não pode ficar mais eficiente porque eu tenho que manter (as vantagens da Zona Franca)?”, continuou Guedes. “Eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, porque senão não tem vantagem para Manaus”, acrescentou.

Veja o vídeo da entrevista:

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta