Outdoors espalhados por Manaus pedem a imunização de professores antes do retorno às aulas

Placas de outdoor pedindo vacina para os trabalhadores da educação estão nas ruas de Manaus e fazem parte da campanha liderada pelo SINTEAM que defende aulas híbridas ou presenciais somente após a imunização completa dos educadores.

A campanha é direcionada tanto para a rede estadual quanto municipal de ensino.

Somente nos primeiros meses de 2021 faleceram 135 profissionais da educação. Alguns adoeceram ainda durante o ano letivo do ano passado, outros foram reinfectados esse ano.

“Não dá pra voltar à sala de aula sem imunização. A realidade das nossas escolas públicas é totalmente diferente das escolas particulares. A nova variante é mais perigosa. Infecta e mata não só idosos ou pessoas com comorbidades. Ela mata inclusive jovens e até crianças. Não podemos servir de cobaias”, disse a presidente do SINTEAM, Ana Cristina Rodrigues.

O SINTEAM vem desde o início de janeiro pedindo audiência com a Seduc e com o governador Wilson Lima mas nenhum ofício foi respondido até o momento.

Com a Semed foi realizada uma reunião no dia 16 de fevereiro em que a direção do sindicato reafirmou sua posição sobre a imunização dos trabalhadores antes do retorno híbrido ou presencial das aulas.

Fase vermelha

Manaus e o interior continuam na fase vermelha de contaminação, que segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) significa classificação de alto risco para transmissão de Covid-19. Mesmo após a abertura de novos leitos e passados dois meses do momento mais crítico da pandemia, a taxa de ocupação dos leitos de UTI ainda supera os 78%, conforme boletim divulgado ontem, 14.

“É irresponsabilidade colocar crianças e professores trancados dentro de salas sem ventilação com mais de 1 mil casos novos diários e taxas de ocupação de UTIs tão altas”, afirmou a presidente do SINTEAM.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta