O Mundo dos Candidatos não é o do Eleitor

Por Ricardo Gomes*

Algumas coisas depois de expandir, jamais retroagem e nem conseguem mais ter a forma original, além de balões de aniversário, cabe nessa lista o conhecimento verdadeiro.

É impossível aprender a falar e/ou a escrever, e não usar a palavra; é impossível adquirir conhecimento com profundidade e voltar ao estado de ignorância total, como todos nascem .
Vendo e ouvindo ao General Mourão, ontem, atentamente, não creio que seja possível aos 300 privilegiados que estavam na Platéia, quererem voltar a ouvir discursos políticos vazios de realidade ou repetitivos, pois não creio que o Amazonas tenha tido, nesse pleito pelo menos, uma “aula de BRASIL”, no contexto mundial e de seus problemas e expectativas, tão profunda, em tão pouco tempo.
Senti orgulho e satisfação, como não sentia desde 1984, época da qual me lembro bem, pois, a partir de 1985, vi, atentamente o País ter na sua principal cadeira de comando uma alternância de Poder, com o mesmo despreparo e a mesma falta de honestidade de propósitos .
Ao longo das eleições, numa escala sempre crescente, o Cidadão Eleitor, que clamava por “Diretas já, (que me faz recordar a Emenda Dante de Oliveira, e o Histórico Comício da Cinelândia/RJ, pertinho da Praça Mauá/RJ, onde eu orgulhosamente servia ao meu país, na Marinha), perdeu o encanto.
Todo o poder emana do povoque o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente “, será ?
O povo, a cada dois anos é chamado para Eleger quem deverirepresentá-lo, mas não é ouvido (Plebiscito, Referendo), nas grandes Decisões … nem ao menos consultado (Audiências Públicas), como deveria ser.
Será mesmo que:
 
  • se o POVO pudesse exercer seu poder, diretamente ou se fosse minimamente consultado ANTES de algumas grandes decisõesteríamos uma arena de 1 bilhão de reais (que custará quase 1 milhão por mês… para sempre) ao invés de melhorias na mobilidade urbana (Terminais de transporte fluvial, BRTs, etc), mais hospitais e escolas de tempo integral, por exemplo ?
  • Se maioria da população, se soubesse ANTES, aprovaria o desembolso de CENTENAS DE MILHÕES DE REAIS, para o Instituto Novos Caminhos (INC), do Muhamed e seus “primas”, na maior fraude à SAÚDE PÚBLICA da história do Amazonas, com consequências terríveis para milhares de famílias, com direito à mulher melancia, mansões, cartões e shows de péssimo gosto musical ?
  • Se o povo pudesse exercer seu poder, ANTES da celebração dos Contratos da “Umanizzare”, teria aprovado uma despesa para gerenciamento de presídios no Amazonas, que, segundo o Ministério Público, só em 2016, foi de R$ 304.000.000,00 Trezentos e Quatro Milhões de Reais) ?
O Povo vem sinalizando claramente, eleição após eleição, com um número assustador de votos em branco, nulos e abstenções, o chamado “NÃO VOTO”.
O mundo da esmagadora maioria dos POLÍTICOS TRADICIONAIS, é completamente diferente do mundo real, e só se encontram a cada eleição.
Há um erro de interpretação acerca da solução para esse conflito: NÃO VOTAR, NÃO RESOLVEE PRECISAMOS RESOLVER. O que está em jogo são as nossas vidas .
De qualquer maneira, gostemos ou não, há uma data de posse marcada: 1 de Janeiro de 2019, e alguém vai sentar nas cadeiras.
Se nos recusarmos à enxergar, à refletir e agir, deixando tudo à deriva, será a mesma quadrilha que nesta eleição é “adversária”, e na eleição de 2.020, será “aliada” (como sempre), quem assumirá o Poder sem controle pelos próximos 4 anos.
Então por que não refletir ?
Não é a política que está errada, são os políticos que aí estão, por que, na verdade, já está provado: são maus políticos.
E a solução?
Simples, não votar em maus políticos, trocando-os por quem, pelo menos, tem o benefício da dúvida .
Precisamos de candidatos que morem no mundo dos Eleitores e não de alienígenas que só aparecem em campanhas, sempre sabedores das soluções que NUNCA tiveram boa vontade de implementar.
Precisamos :
  • de Estados sem tantos cargos comissionados, dados à apadrinhados, sem mérito, sem qualificação, que roubam empregos e sonhos de jovens que estudam e aguardam oportunidades de ingressarem pelo Concurso Público, que premia aos melhores;
  • De menos Secretarias, que, em grande parte, são cabides de empregos, de aliados políticos, sem nenhuma vocação e conhecimento de Gestão Pública;
  • De mais Saúde, que é diferente de sair construindo hospitais e UBS, à torto e à direita, apenas para premiar amigos empreiteiros, generosíssimos, que depois não tem médicos, nem remédios e nem ambulâncias, virando enfeites nos bairros e cidades do interior ;
  • De Escolas e Universidades, com aulas em tempo integral, com professores bem preparados, especializados, para terem e transmitirem conteúdos de qualidade, atualizados, com infra-estrutura, com transporte Escolar sem a magia que desvia milhões todo mês, com rotas fantasmas e superfaturadas; com merenda de qualidade, onde o que está nas Notas Fiscais, sejam os mesmos itens que vão à mesa.
Enfim, precisamos da política, mas da boa política, que, por óbvio, só se faz com bons políticos, e, essa receita é simples: não basta só ter FICHA LIMPA, precisam ter VIDA LIMPA, e isso deveria ser obrigatório desde a filiaçãonão haverão bons políticos sem bons candidatos .
Chega de lorota, de enganação, de repetir o mesmo erro há 33 anos.
Precisamos de um outro Projeto de BRASIL, que só será possível com outros personagens, que sejam políticos que vivem a realidade dos eleitores.
Brasil acima de tudo.
*O autor é advogado, escritos, professor universitário e colunista do blog