Norte é a região onde mais morre gente por causa de ligações clandestinas

Muitos acidentes ocorrem por falta de atenção às normas de segurança na rede elétrica. Entre as principais razões dos incidentes estão a construção/manutenção predial, as ligações clandestinas, empinar pipa/papagaio, instalações de antena de TV e poda de árvore.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) divulgou recentemente dados sobre acidentes relacionados à rede elétrica no Brasil. No ano de 2016 foi registrado o total de 773 acidentes em todo o país, com 240 mortes das vítimas. Nos últimos oito anos (de 2009 a 2016), acidentes fatais com ligações clandestinas em todo o Brasil vitimou 271 pessoas e 30% destas mortes foram na Região Norte, 27% no Nordeste, 22% no Sudeste, 14% no Centro-Oeste e o Sul contou com 7% de mortes. Neste mesmo período foram registradas 134 óbitos por contato com a fiação enquanto instalava antena de TV, 113 pessoas morreram fazendo poda de árvores e 57 enquanto empinavam pipa.

Dicas que podem salvar vidas

Construção ou manutenção predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço.

Ligação Clandestina: Roubar/furtar/desviar energia elétrica é crime, podendo provocar acidentes graves e até fatais. Respeite a lei e evite acidentes. O roubo de energia elétrica também causa danos aos consumidores que pagam suas contas em dia, além de comprometer a qualidade do fornecimento de energia.

Pipas/papagaio: soltar pipas/papagaios somente em locais abertos e bem longe da rede elétrica, como parques, praias e campo de futebol. Se a pipa enroscar nos fios elétricos, não tente tirá-la de jeito nenhum (sua vida é mais importante). Evite também usar o cerol.

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.

Poda de árvore: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. Entre em contato com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Área Rural: mantenha a distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas. Esteja sempre atento para evitar acidentes com máquinas agrícolas movimentadas próximas da rede elétrica. E nunca faça queimadas nem deixe a vegetação chegar perto dos fios e postes.

Fique sempre atento para não emendar fios, nunca subir em postes para tocar na rede de energia elétrica, evitar brincadeiras em lajes e terraços, avaliar o uso de benjamins, manter crianças longe das tomadas e também ter cuidado com sobrecargas do circuito elétrico.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta