MP-AM e MPF querem campanha de conscientização sobre sarampo

Os Ministérios Públicos Estadual e Federal emitiram hoje Recomendação ao Estado do Amazonas e ao município de Manaus para que, por meio das suas secretarias de Saúde e Educação, promovam ampla campanha de divulgação da epidemia de sarampo que atinge o município de Manaus, alertando a população e líderes comunitários para os riscos da doença, a importância da vacina, a obrigação que os responsáveis têm de vacinar e para as penalidades que pode sofrer quem não vacinar suas crianças e adolescentes. Os MPs também recomendaram que os casos de omissão de pais e responsáveis quanto ao dever de imunizar os jovens sejam encaminhados ao Conselho Tutelar. 

“Verificamos que a vacinação nas escolas não atingiu a meta esperada. Precisamos fazer a busca ativa dessas crianças e adotar medidas que garantam que essa cobertura vacinal possa se dar dentro dos índices esperados. Estamos enfrentando uma epidemia de sarampo, e temos de adotar medidas eficazes para garantir que a vacinação aconteça, principalmente em crianças. A vacinação é um direito das crianças e um dever dos pais”, disse a Promotora de Justiça Cláudia Câmara, titular da 54ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, que assina a recomendação. Também assinam o documento, a Promotora de Justiça Nilda Silva de Souza, da 27ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude e a Procuradora da República Bruna Menezes Gomes da Silva, do MPF.

No documento, o MP-AM e o MPF argumentam que o município de Manaus encontra-se em situação de emergência, em razão de surto de sarampo, pois, de acordo com boletins epidemiológicos apresentados pelas autoridades sanitárias, a doença já provocou aproximadamente 5000 casos notificados e 602 casos confirmados, havendo, inclusive, o registro de uma morte em função do mal.

A iniciativa pretende chamar os pais e responsáveis pelos alunos à responsabilidade que têm quanto à imunização das crianças e jovens. A vacinação nas escolas, embora possa auxiliar significativamente o controle do surto de sarampo, não sensibilizou ainda a população de forma efetiva, havendo registro de alto número de ausências nos dias de vacinação nas escolas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. Jânio Gustavo

    O município de Manaus gasta mais de 100 milhões de reais com publicidade para enaltecer o prefeito e sua família. Deveria usar estas verbas para fazer as campanhas publicitárias de combate ao SARAMPO e outras necessidades da população.

Deixe uma resposta