Jovens e adultos poderão se matricular na rede público por telefone ou internet

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Os estudantes que desejam vagas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública do Amazonas, devem seguir o calendário de matrículas divulgado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, na última terça-feira (02/02). Devido à pandemia da Covid-19, o procedimento será feito totalmente on-line, sem necessidade de confirmação nas escolas, e, ainda, por telefone.

O período de matrículas para novos alunos da rede estadual de ensino, na modalidade EJA, estará disponível a partir do dia 8 de fevereiro. O prazo para atendimento se estenderá até o dia 12 de fevereiro, através do site www.matriculas.am.gov.br, que funcionará 24h, e por meio da Central de Atendimento Matrículas, das 7h até às 19h, por meio de telefone a ser amplamente divulgado pela secretaria, em breve.

Os estudantes matriculados na EJA, em 2020, tiveram o procedimento de rematrícula realizado pelas escolas de maneira automática, no período de 28 de dezembro a 7 de janeiro. Dessa forma, todos que estavam matriculados no ano letivo de 2020 já estão com vaga garantida para este ano.

Reformulação

Para este ano, a EJA foi reformulada na estrutura e proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população. A reformulação busca garantir a celeridade de inserção no mercado de trabalho, aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais e minimizar a evasão escolar, assegurando a conclusão de cada etapa e propiciando a continuidade dos estudos.

Para o secretário de Educação, Luis Fabian Pereira Barbosa, a medida é fundamental para ampliar as possibilidades de acesso do público-alvo à EJA.

“A EJA é direcionada  a pessoas que, por algum motivo, precisaram interromper os estudos, mas buscam oportunidades melhores no mercado de trabalho. As alterações possibilitam uma prática pedagógica mais próxima e mais adequada às reais condições e características dos candidatos que compõem a EJA”, acrescentou Luis Fabian.

Público

Os interessados em realizar a matrícula na modalidade devem ter a idade mínima de 15 anos completos para o Ensino Fundamental (1º e 2º segmentos) e 18 anos completos para o Ensino Médio (3º segmento).

Para se matricular pelo site, o candidato deverá ter, em mãos, documento oficial com foto, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento, Histórico Escolar, comprovante de endereço e comprovação de conclusão de escolaridade anterior para a etapa pretendida. A matrícula de menores de 18 anos deve ser realizada pelo pai ou responsável.

Caso o candidato não tenha a documentação completa, ele poderá se matricular pela Central de Atendimento Matrículas.

FOTO: Eduardo Cavalcante

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta