Jesus alegria dos homens

Uma das frases preferidas da D. Lélia, minha saudosa mãezinha, ao se referir a alguma situação ou a alguém repetitivo ou teimoso tascava: Tudo de mais enjoa!

Temos que levar a vida sabendo escolher e desfrutar das coisas que nos causam alegria ou nos dão prazer.

Aliás, prazer e alegria, precisam andar juntos porém, ambos devem ser experimentados ou aproveitados de modo complementar mas nunca exageradamente.

A alegria está relacionada com as a satisfação da alma. O prazer está relacionado às necessidades ou naturezas do corpo.

O sentido bom do prazer pode alegrar a alma mas esta, nunca precisa do prazer para se alegrar.

Comer satisfaz o corpo e pode dar alegria se comemos bem. Quando exageramos no comer essa atitude dá prazer e ao mesmo tempo prejudica o corpo.

Beber satisfaz o corpo e nos alegra mas o prazer de beber muito, prejudica o corpo e pode atrapalhar as nossas relações sociais.

Tudo de mais enjoa!

Sexo dá prazer e alegra a alma sob certos aspectos.

Os animais irracionais sentem apenas prazer quando cruzam pois suas necessidades são apenas carnais e reprodutivas.

Entre humanos, o sexo vai muito além da necessidade do prazer pois, a alma se alegra, se o sexo, além de gostoso, unir corpos e almas na expectativa da multiplicação da espécie.

Porém, se para alguns o sexo se resume tão somente num prazer individual ou individualista e essas pessoas abusam dessa prática de modo repetitivo, estamos diante de uma doença ou de um desajuste orgânico, psicológico ou social.

Tudo de mais enjoa!

O prazer é efêmero e a alegria é permanente pois está ligada à alma.

A melhor maneira de saber o que é alegria que enternece a alma, é ouvir e cantar a célebre obra do compositor alemão do século XVIII Sebastian Bach, Jesus a alegria dos homens.

Embora a letra dessa obra seja do poeta alemão Martin Jahn, foi Bach quem fez o arranjo e a instrumentação tornando-a famosa e eternizando-a.

Essa cantata do fervoroso cristão Bach, é a forma mais sublime de se compreender que nossa alma se enche de alegria e nossos ouvidos se plenificam de prazer, quando deixamos que Jesus nos complete a vida, satisfaça nossa alma e alegre o nosso espírito.

A primeira apresentação dessa cantata dirigida por Bach, foi feita na cidade alemã de Leipzig durante a Festa da Visitação de Maria à sua prima Isabel quando ambas estavam grávidas.

Olha que coisa magnífica!

Izabel tendo o prazer de receber Maria em sua casa, Maria feliz por ajudar sua prima e ambas transbordando de satisfação de se verem e  Jesus pulando de alegria no ventre da sua mãe.

Sábado passado tive o prazer e a alegria de ouvir o coral da UEA na Capela de Nossa Senhora de Loreto no dia comemorativo da padroeira da Aeronáutica.

Durante a magnífica apresentação, o coral presenteou os presentes com a obra de Bach.

Assim fala a letra de Jesus, alegria dos homens:

Jesus permanece minha alegria

Consolo e força do meu coração

Jesus combate todo sofrimento

Ele é o vigor da minha vida

Prazer e sol dos meus olhos

Tesouro e delícia da minha alma.

Por isso eu não largo Jesus

Do coração e da face.

Só as coisas do alto não enjoam.

Deixemos pois que Jesus seja nossa plena alegria que enche e preenche nossa alma todos os dias da nossa existência.Só assim nossa vida terá sentido e nossa alma seguirá leve.Té logo!