Instrução processual da Operação Cauxi, que prendeu prefeito de Iranduba, começa amanhã

O juiz de Direito Jorsenildo Dourado do Nascimento, titular da 1ª Vara de Iranduba, município localizado a 27 quilômetros de Manaus, vai iniciar nesta terça-feira (13) a instrução processual da “Operação Cauxi”, que resultou na prisão de 13 pessoas, dentre elas o prefeito cassado da cidade, Xinaik Silva Medeiros, e ex-secretários do Município, acusados de integrar esquema de desvio de verbas públicas e fraudar licitações da Prefeitura de Iranduba, cujo valor ultrapassaria R$ 56 milhões.Dos 13 acusados, seis continuam presos. As audiências serão realizadas a partir desta terça e encerram na sexta-feira, dia 16.

O processo da “Operação Cauxi” é hoje o maior em tramitação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) com mais de 44 mil páginas. Devido ao grande volume e complexidade do caso, o magistrado determinou, em junho deste ano, o desmembramento do processo em três núcleos – Político, Empresarial e Administrativo.

Nesta terça-feira, serão ouvidas as testemunhas de acusação dos três núcleos – mais de dez pessoas -, na sede do Tribunal de Justiça. Este local foi escolhido pelo juiz para poder comportar a quantidade de réus, testemunhas e advogados, uma vez que a Comarca de Iranduba não possui espaço adequado para uma audiência com mais de 15 pessoas.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta