Hoje tem evento gratuito de dança do ventre no Teatro Gebes Medeiros

As bailarinas Elayne Thamyres e Juliana Valente promovem, neste sábado (4), a primeira edição da mostra de dança do ventre Encantos do Oriente, evento gratuito que será realizado às 19h30, no Teatro Gebes Medeiros, em Manaus. A iniciativa reúne artistas de diferentes gerações e estilos da dança oriental em uma noite dedicada à valorização da cultura árabe, ao intercâmbio artístico e ao fortalecimento da cena da dança do ventre na capital amazonense.

Inédita na cidade, a mostra foi concebida para aproximar o público dessa expressão artística e criar um espaço de encontro entre bailarinos experientes, novos talentos e apreciadores da dança oriental. Ao longo da programação, o espetáculo apresentará diferentes linguagens da dança do ventre, percorrendo desde os estilos tradicionais até interpretações contemporâneas.

O público poderá acompanhar coreografias inspiradas na dança tradicional árabe, com o uso clássico do véu de seda e músicas tradicionais do Oriente Médio, além de apresentações de pop árabe e performances que misturam a técnica oriental com influências de ritmos ocidentais, evidenciando a diversidade artística presente na modalidade.

Além das idealizadoras, a programação contará com apresentações de bailarinos convidados e grupos da cena local, entre eles Nilda Aires, Catarina Degaspari, Jhordan Neves, Arlen Costa, Ariane Santos, Rosi Santos, Edu Protásio, Grupo Bellyssimas do Oriente, Grupo APADAM, Grupo Odalyk e o grupo da professora Elayne Thamyres, reunindo diferentes gerações de artistas em um mesmo palco.

De acordo com Elayne Thamyres, a proposta surgiu da vontade de fortalecer a comunidade da dança do ventre em Manaus e proporcionar um momento de reencontro entre artistas.

“A ideia da ‘Encantos do Oriente’ nasceu exatamente da nossa sintonia e da vontade mútua de criar algo especial. Queríamos promover um reencontro com antigos colegas de palco e, ao mesmo tempo, abrir espaço para os novos talentos da cidade. Fazer desse evento algo totalmente gratuito foi a nossa forma de criar uma verdadeira vitrine para a arte, transformando o palco em um ambiente de celebração e confraternização para quem ama a dança tanto quanto nós.”

Juliana Valente, que atualmente reside em Portugal e integra a companhia da professora Susana Amira, retorna a Manaus especialmente para participar da mostra ao lado de Elayne. A parceria entre as duas bailarinas, construída ao longo de mais de 15 anos dedicados à dança do ventre, deu origem ao projeto, que busca criar oportunidades para artistas locais e aproximar a população dessa manifestação cultural.

A organização também mantém o perfil @guiadancadoventremanaus, no Instagram, canal criado para divulgar a dança do ventre na capital amazonense e que concentra informações sobre a mostra Encantos do Oriente, além de divulgar eventos, cursos e iniciativas relacionadas à modalidade em Manaus.

Com entrada gratuita, a expectativa é reunir praticantes, familiares, admiradores e pessoas que desejam conhecer mais sobre a dança oriental. A proposta é transformar o palco em um espaço de celebração da arte, da cultura e do intercâmbio entre diferentes gerações de bailarinos.

Serviço

Mostra de Dança do Ventre – Encantos do Oriente

Data: sábado, 4 de julho de 2026

Horário: 19h30

Local: Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, Manaus

Entrada gratuita

Mais informações: Instagram @guiadancadoventremanaus

TEXTO: Luiggi Bacelar 

FOTO: Divulgaçao 

Contato: (92) 99220-1903

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta