Gratitude faz bem

Sei que a expressão que faz parte do título esse artigo soa estranha para muitos que amam a língua portuguesa. De fato ela existe nos dicionários porém, objeto de pouco emprego no falar e no escrever.
Mas os leitores entenderão ao longo do texto qual o significado.

No sábado que passou, como historicamente o fazemos desde aquele emblemático acontecimento em 1886 nos EUA, comemoramos o dia do trabalhador.
O dia primeiro de maio carrega consigo forte apelo por encerrar um significado de reconhecimento a tantos quantos executam das mais simples às mais complexas atividades laborais.
Mas esse dia tem que ser ressignificado. Esse dia precisa ser melhor compreendido e melhor comemorado pois, somente assim, poderemos estar dando a essa data a importância que ela tem enquanto momento histórico muito bem definida a partir dos acontecimentos os quais fincaram na sociedade essa data marcante.
A palavra trabalho deriva do latim tripalium ou três paus.
Tripalium, era um instrumento de tortura e, a palavra trabalho, significava ser submetido à tortura dado que as atividades físicas pesadas eram exercidas pelos escravos, camponeses, artesãos, agricultores e outras pessoas destituídas de posses os quais não pagavam impostos, portanto, eram reconhecidas como trabalhadores e eram escorchados no tripalium.
Não muito diferente do termo trabalhador, temos a palavra servidor do latim servitium originária de escravidão, servidão ou aquele que é servo, servil.
Uma ou outra expressão, deve ser encarada como o exercício mais que nobre de colocar-se a serviço de alguém ou da sociedade e para isso deve receber sua paga com dignidade.
Lamentavelmente, esta mesma sociedade, dividiu o trabalhador e o servidor em castas e estratificou-os de modo depreciativo a ponto de estabelecer ganhos absurdamente diferenciados como se uma ou outra atividade fosse menos nobre.
Ai então que entra no meu artigo a expressão gratitude que significa exercício/atitude da gratidão.
Se tem, nesse momento delicado e crítico de toda a humanidade, alguém que que merece todas as gratitudes, é aquele que labora em favor de todos e esse alguém é o servidor ou trabalhador da saúde em todos os seus níveis de complexidade.
Mas, faltam sensibilidade e gratitude para com o servidor e para com o trabalhador da saúde esse forte e esse guerreiro ou guerreira, dispostos no dia a dia a dar a vida pela sociedade que os remunera tão miseravelmente.
Até quando essa falta de gratitude?
Quando será dada a essa categoria a importância que ela tem enquanto homens e mulheres devotadas diuturnamente a salvar vidas?
Verdadeiramente que não são escravos mas, são tratados como párias salariais, cujos ambientes insalubres e arriscados não os desencorajam para a luta em favor da vida.
Parabéns aos servidores da saúde por exercerem com tanta dedicação e dignidade a missão e não deverem nada a nenhuma outra casta superior do serviço público.
Basta comparar os produtos resultantes das mãos, mentes e corações de quem faz mais e além daquilo que seus salários representam com quem ganha mais e melhor que os servidores da saúde.
Toda minha gratitude, colega servidor da saúde. Feliz dia do trabalhador.
Té logo!