FVS-AM e Semsa negam que tenham aplicado vacinas AstraZeneca vencidas, como apontou jornal

O dia amanheceu tenso hoje no Brasil depois que o jornal Folha de São Paulo, com base em dados do Ministério da Saúde, informou que cerca de 26 mil pessoas no Brasil, sendo 594 do Amazonas, tomaram doses vencidas da vacina AstraZeneca. O periódico publicou inclusive o local onde estas vacinas foram aplicadas, que você pode conferir clicando aqui. A Fundação de Vigilância em Saúde do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus correram para negar que tenham aplicado os imunizantes sem checar a sua validade.

Veja as duas notas divulgadas pelos órgãos locais:

Nota da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus

Em relação à reportagem da “Folha de S. Paulo” sobre o suposto uso de vacinas vencidas no país, a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) informa que, desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19, não houve registro de lotes vencidos na Divisão de Imunização do Município (Divim), nem a aplicação de qualquer dose fora do prazo de validade.

A secretaria esclarece que todos os lotes recebidos são devidamente registrados nos sistemas de informação, onde também são cadastrados os dados do vacinado, local e hora da aplicação da dose, além dos dados do vacinador. As informações são repassadas ao Ministério da Saúde, para monitoramento e transparência do processo de vacinação. A Semsa vai apurar, junto ao DataSus, a possibilidade de erros nos registros no sistema do Ministério da Saúde.

A Semsa orienta que, em caso de dúvidas, os usuários podem abrir manifestação junto à Ouvidoria Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do telefone 0800-092-1603 e 98842-6835, exclusivo para mensagens de WhatsApp.”

Nota da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas esclarece que todos os lotes de vacina que foram encaminhados pelo o Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios, que são os responsáveis pelo armazenamento, aplicação e informação oficiais do Ministério da Saúde.

A FVS-AM realiza o monitoramento junto às Secretarias Municipais de Saúde em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida.

No entanto, a coordenação estadual do PNI está monitorando, junto aos municípios, para verificar se pode ter ocorrido falha de registro no sistema de informação; e quais as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.”

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta