O Hospital Universitário Francisca Mendes zerou nesta quarta-feira (05) a fila de espera por exames de angiografia cerebral e por procedimentos de embolização cerebral. Os pacientes que passaram pelos procedimentos encontravam-se internados no Pronto-socorro João Lúcio Pereira Machado e apresentavam suspeita de doenças neurológicas como acidente vascular cerebral e aneurisma.
O diretor do hospital, Pedro Elias de Souza, explica que haviam 12 pacientes no pronto-socorro aguardando pelos procedimentos que são realizados na máquina de hemodinâmica. Os sete primeiros pacientes passaram pelos procedimentos na última sexta-feira (30) e hoje mais cinco procedimentos foram realizados.
Pedro Elias explica ainda que asangiografia, são um tipo de exame diagnóstico que permite identificar a presença de entupimentos e dilatações da circulação cerebral e também o diagnóstico de mal formações arteriovenosas, hemorragias e tumores cerebrais. As embolizações são um dos tratamentos disponíveis para os casos de aneurisma.
Entre os pacientes atendidos nesta quarta-feira estava uma jovem de 16 anos, que apresentou cefaleia intensa durante o trabalho de parto, com persistência no pós-parto e foi submetida ao procedimento para investigação e diagnóstico. “O exame não detectou nenhuma intercorrência e a paciente recebeu alta médica, podendo ir pra casa cuidar do seu bebê”, explica Pedro Elias.
O diretor ressalta que a fila está zerada hoje, mas que todos os dias há pacientes portadores de doenças neurológicas que precisam passar por esse tipo de procedimento. “Com a máquina de hemodinâmica em funcionamento vamos manter a agenda de procedimentos e atender a todos os pacientes”.
Pedro Elias lembra que já está no Francisca Mendes a nova máquina de hemodinâmica, que está em fase de instalação e deverá entrar em funcionamento no mês de agosto, dobrando a capacidade de realização de exames e procedimentos cardiológicos, vasculares e neurológicos. Com as duas máquinas em funcionamento a unidade passará a ofertar todos os meses 100 procedimentos de cateterismos, 40 procedimentos neurológicos, além de procedimentos vasculares, de ablasão e implantação de marca passo.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)