Feminicídio será tema de Seminário na OAB-AM

Atualmente, estima-se que ocorreram, em média, 5.664 mortes de mulheres por causas violentas a cada ano, 472 a cada mês, 15,52 a cada dia, ou uma a cada hora e meia.  As regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte apresentaram as taxas de feminicídios mais elevadas, respectivamente, 6,90, 6,86 e 6,42 óbitos por 100.000 mulheres, são os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea.  Com intuito de debater sobre causas, efeitos e prevenções, a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AM, realiza nesta quinta-feira (31), o Seminário sobre Feminicídio.

O evento terá palestras que disponibilizarão 10 horas de atividades complementares, os ingressos custam R$10 e trará discussões como: a Superação da Violência: Resignificando a Vida, com a Psicóloga Lorena Benayon, O protagonismo feminino e o enfrentamento ao Feminicídio com a Advogada e Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Maria Gláucia Barbosa, Feminicídio e Políticas Públicas, com a Secretária Executiva de Políticas para Mulheres, Keith Bentes, e o Feminicídio e o Tribunal de Júri, com Promotor de Justiça Edinaldo Medeiros.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gláucia Barbosa, falou sobre os altos índices de violência contra mulher, e as orientações que as mulheres podem seguir em caso de agressões. “As vítimas de estupro ou de violência, terão marcas para o resto de suas vidas, por isso sempre aconselhamos o acompanhamento psicológico, pois esquecer não é possível, mas podemos recuperar a dignidade desta mulher”, disse.

Outro assunto defendido pela advogada é o constrangimento sofrido pela vítima, o que a impede de procurar as autoridades. “As estatísticas são de 50 mil casos de estupros, mas isso corresponde a 10% destes delitos. Os dados colhidos pela Secretaria de Saúde são maiores que os dados das delegacias, isso por que preocupadas com o constrangimento e a vergonha de falar sobre o assunto as vítimas acabam procurar os hospitais”, concluiu.

Serviço:

O que é: Seminário sobre Feminicídio

Onde: Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AM, Av. Umberto Calderaro Filho

Quando: Quinta-feira, dia 31

Horário: 14h às 18h

Para mais informações: 99154-4493

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta