Estudante do Amazonas ganha prêmio do Spotify com podcast sobre os contos da floresta

O finalista do curso de jornalismo da Faculdade Martha Falcão (FMF) Maickson Serrão venceu o programa Sound UP Brasil do Spotify, criado para incentivar produtores de conteúdo negros e indígenas do Brasil e descobrir os novos podcasters do país. Maickson, que também é professor de Educação Física da rede pública de ensino, superou outros 19 projetos com o podcast “Pavulagem – Contos da Floresta”, onde teve a oportunidade de contar o cotidiano da vida ribeirinha da Amazônia.

Maickson Serrão explica que o podcast “Pavulagem – Contos da Floresta” foi a oportunidade de retratar e resgatar as histórias do folclore da Amazônia que fazem parte da cultura ribeirinha e indígena na cidade. “Os contadores são pessoas anciãs, geralmente, e quando partem levam esse conhecimento consigo. A pandemia só reforçou a urgência do registro destas histórias. E eu tenho origem ribeirinha. Cresci ouvindo (as histórias) e vi no concurso a oportunidade de contar isso para o mundo por meio do podcast. Sou da Vila de Boim, um vilarejo que fica a aproximadamente dez horas de barco do município de Santarém (PA)”, explica o estudante.

De acordo com Maickson, o concurso se deu em duas etapas, reunindo o total de 20 projetos do Brasil. Foi a primeira vez que a América Latina sediou seleção de novos podcasters. “Foram selecionados 20 projetos do país. Na 1ª fase, foram eliminados 10. Daí os 10 avançaram para a final e poderiam ter até 5 vencedores. Dos 5, eu fui um deles. No início eram 4 da região Norte, mas somente eu fui para a final. Passamos ainda por cursos e formações sobre o universo da podosfera, ganhamos equipamentos e bolsa durante todo o programa.  Além de curso de inglês e acesso à internet”, comenta o aluno da FMF, que recebeu como premiação o aporte financeiro de 4,5 mil dólares, além da possibilidade de contrato de exclusividade com o Spotify para a produção do podcast. “Apenas um episódio foi feito ainda”, completa.

Spotify

O Sound Up é um programa do Spotify que já aconteceu nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Reino Unido, e chegou pela primeira vez na América Latina. Ele aconteceu em duas fases: uma primeira etapa virtual e remota em agosto e setembro de 2020, seguido por uma experiência presencial imersiva em 2021. O projeto foi gratuito e aberto para jovens negros ou indígenas entre 18 e 30 anos de todo Brasil. Todos os 20 candidatos do programa virtual receberam um gravador, computador, fones de ouvido e acesso à Internet. A inscrição dos candidatos se deu individualmente, e não como podcasts ou grupos, e uma das exigências é que eles deveriam, obrigatoriamente, morar no Brasil.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta