Esse Melo merece um…melo

ronaldo

Leio, estupefacto, que o governador do estado determinou que se abrisse um processo licitatório para contratação de empresa de plano de saúde para atender cerca de 24 mil professores e demais servidores da educação do estado, estimado em um custo mensal de 30 milhões.

Cerca de três meses atrás,  Melo ordenou como desculpa para redução de gastos,  o corte do vale alimentação dos servidores da saúde , cujos custos não ultrapassavam 2 milhões/mês.

Ataquei aqui veementemente esse corte estúpido, desumano e desproposital, posto que o beneficio do vale alimentação foi por mim pioneiramente instituído na Fundação Alfredo da Matta há quase vinte o que depois foi estendido para as demais fundações da saúde e, de certa maneira, o vale alimentação de R$ 220,00 já estava incorporado ao patrimônio remuneratório dos servidores especialmente dos que ganham menos, o que em alguns casos, representa ate 20% do salário.

O governador sabe e não faz nada para rever essa famigerada decisão que abala mais ainda a qualidade de vida dos servidores da saúde os quais já estão há dois anos consecutivos sem revisão salarial o que por si só, já é um ato de irresponsabilidade governamental e social.

Não que os professores não fossem merecedores de tais benefícios! Ocorre, que o governador trata de forma desigual servidores que embora de categorias diferentes, possuem a mesma importância pra sociedade,  agregam os mesmos valores àqueles aos quais servem e carregam sobre os ombros o mesmo grau de responsabilidade na arte de cumprir com dedicação e competência os seus misteres.

Aí, pode algum desavisado na ânsia de puxar o saco do governador ou defender o indefensável, dizer que a SEDUC tem orçamento próprio para essa despesa, como se a saúde também não tivesse e como se o dinheiro, fonte do pagamento, não fosse da mesma origem ou seja, o bolso do contribuinte.

Creio que por trás desse tratamento desigual, desproposital e odiento para com os servidores da saúde, existe algum interesse escuso, eleitoral e politico, ao beneficiar apenas a categoria da educação outrora massa de manobra para eleger o próprio governador deputado estadual e federal e agora, poderá servir para os mesmos propósitos  desta feita para outros agentes políticos, o que deve ser obsessivamente atacado e repudiado pelos servidores da educação, da saúde e da sociedade como um todo, nesses tempos de lava a jato e seus tentáculos.

O bom e humilde filho de seringueiro das barrancas do Juruá, expõe mais uma vez suas garras de mau gestor e péssimo governante e, desprovido de qualquer sensibilidade humana, teima em castigar parcela considerável dos servidores como o fez recentemente com toda a população ao implantar uma famigerada e tresloucada “reforma” estrutural no atendimento à saúde da população, trazendo o caos e a desordem a um serviço que já vinha funcionando aos trancos e barrancos.

Aproveito este espaço, para denunciar aos ministérios públicos Federal e Estadual, ao TCE por meio do Ministério Público de Contas e ao TCU, essa tentativa do governador de tratar desigualmente os iguais, que ao propor um tratamento diferenciado para categorias  abrigadas sob o mesmo manto de servidores públicos, implanta uma brutal e desproporcional   valorização a apenas uma classe o que não é permitido pela Constituição e nem deve ser aceito pelos organismos de controle de contas e que fiscalizam a aplicação das  leis.

Essa medida uma vez implantada, cria no estado uma casta de servidores que precisam comer melhor, se vestir melhor, se divertir melhor, comprar melhor e ter melhor atendimento de saúde, coisa que no sistema de saúde reformulado do Melo, não é possível.

Té logo!

SDS Ronaldo Derzy Amazonas

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem 2 comentários

  1. Jucinei Souza Silva

    Concordo plenamente com vc meu caro amigo, sou totalmente contra essa decisão absurda, autoritário, totalitário e todos os demais adjetivos q digam respeito a abuso de poder. É discriminatório, infantil, e retrógrado. Digo com toda certeza, não precisaria contratar nenhuma empresa pra isso. Eu jucinei na última conferência estadual de saúde propus q se criassem um plano pra todos os servidores públicos do amazonas, digo todos, nos moldes do que temos na prefeitura, no caso a manausmed. Muito embora ainda primo pela saúde pública de qualidade,SUS, bastaria os gestores juntos com a sociedade em geral aplicar os recursos financeiros de firma correta nas atividades de atendimento q vai da atenção primária até a terciária. Duvido q essa decisão do governo tenha passado pelo crivo do conselho estadual de saúde. Precisamos instigar os órgãos de defesa do povo, como MPE, MPF, OAB secção amazonas pra entrar com uma ação pública civil contra o governador. Sou Enfermeiro e trabalho na semsa como estatutário e na fundação de medicina tropical do amazonas como seletivo há 5 anos. Sempre militei na saúde afim de melhorar a assistência. Obrigado pela oportunidade.

    1. Jucinei Souza Silva

      Verdade

Deixe uma resposta