Empresa ajuda presos de Manaus a terem formação em diversas profissões

Na útlima quinta-feira (11), 83 reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus II (CDMP II) receberam certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes de Mecânica Automotiva, Elétrica Predial, Pedreiro, Refrigeração e Cuidados de Idosos, todas oferecidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a NewLife, empresa terceirizada. A formatura das turmas contou com as presenças do Tenente-Coronel Wallasson de Almeida Lira, Secretário Executivo Adjunto de Administração Penitenciária, e do Major Ladislau Szezypior Neto, Coordenador do Sistema Penitenciário do Estado. 

Os cursos capacitaram os reeducandos com conhecimento teórico básico para ser aplicado na prática dentro da unidade e aplicado profissionalmente no mercado de trabalho no futuro. Os reeducandos receberam apostilas, material didático de apoio, exibição de vídeos, aulas práticas e avaliações de cada módulo de conhecimento.  

“Ficamos muito felizes que os internos aproveitaram esta oportunidade que, com certeza, será fundamental para a ressocialização de todos. Tanto dentro do CDPM ll, quanto na rua, esta profissionalização se tornará um norte para uma vida mais esperançosa e longe do crime, pois seguir uma carreira é essencial neste processo. Estamos orgulhosos em oferecer esta chance, que é um pilar de nossa gestão”, afirma Alexsander Batista, gerente geral da NewLife. 

Mecânica Automotiva – Sob os cuidados do professor Jorge Freire Dos Santos, o curso teve início e termino no dia 19/02 e contou com dez Reeducandos do Programa Trabalhando a Liberdade. Os internos aprenderam a elaborar projetos de sistemas eletromecânicos, montar e instalar máquinas e equipamentos, planejar e realizar manutenção e desenvolver processos de fabricação e montagem. 

Elétrica predial – Com o professor Rorisson Pereira de Lima, o curso teve início dia 15/03 e termino no dia 02/04, com a participação de 13 Reeducandos do Programa Trabalhando a Liberdade, que tiveram 100% de aproveitamento nas aulas. Na formação, eles foram capacitados a executar projetos elétricos e realizar manutenções nas instalações elétricas de residências, prédios e indústrias, de acordo com as normas ABNT NBR e suas determinações de segurança. 

Pedreiro – Com o professor Jair Flores e Silva Junior, que também teve início dia 15/03 e termino no dia 02/04, com a participação de 20 Reeducandos do Programa Trabalhando a Liberdade, que também tiveram 100% de aproveitamento. A formação ensinou conhecimentos técnicos científicos na área de construção civil em fundações, impermeabilização e alvenaria, utilizando vários tipos de materiais, equipamentos, ferramentas e acessórios de acordo com suas características e aplicações. 

Refrigeração – sob os cuidados do Professor Luiz Carlos de Freitas Simões, o curso teve início dia 15/03 e termino no dia 02/04, também com 20 Reeducandos do Programa Trabalhando a Liberdade, que tiveram 100% de Aproveitamento. Como qualificação, a formação teve como aprendizado teórico e prático de mecânica de refrigeração, eletricidade, cálculo e geometria aplicada, transmissão de calor e tratamento de ar, sistemas de climatização e refrigeração comercial e industrial. 

Cuidador de idoso – A professora Paula Leite ministrou o curso que também teve início no dia 15/03, mas o termino no dia 19/03, com a presença de 20 Reeducandos participantes do Programa Trabalhando a Liberdade, com 100% de aproveitamento. Como conteúdo, o curso qualificou os profissionais para que possam oferecer uma assistência de qualidade à terceira idade.  

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta