Em tempos de insegurança, saiba quais os principais equipamentos que podem proteger seu patrimônio

A preocupação com a segurança tem sido assunto principal na sociedade, e não é difícil entender por quê.

Principalmente nas grandes capitais – onde o número de pessoas é imenso -, mas até mesmo em regiões mais afastadas, a proteção de propriedades e bens se tornou uma necessidade urgente. 

E o aumento na procura e implementação de equipamentos de segurança tem se tornado maior com o passar dos anos, já que existem vários equipamentos que garantem a tranquilidade e proteção de residências, empresas e residências.

Para você adquirir cada um desses itens, antes, é importante desmistificar alguns deles e entender como funcionam e podem trabalhar em conjunto. Por isso, conheça agora alguns dos principais equipamentos de segurança da atualidade e proteja seus bens!

Câmeras de segurança

Sem dúvida, um dos principais recursos quando se trata em garantir a segurança de um ambiente. E a popularidade das câmeras se deve a dois motivos principais, a eficácia em desmotivar intrusos e obter riqueza informacional em caso de invasão.

Desse modo, é possível acompanhar as imagens em tempo real e responder rapidamente a qualquer atividade suspeita, ainda mais se incluir uma central de monitoramento. 

Para ter uma ideia, além de captar imagens, as câmeras modernas permitem a configuração de zonas de detecção e até mesmo a definição de linhas virtuais.

Ou seja, se alguém atravessar esses limites predefinidos, a câmera pode enviar alertas imediatamente para que possa responder rapidamente a possíveis ameaças.

Então, ao considerar equipamentos de segurança, tenha em mente a inclusão de câmeras para monitoramento, pois dependendo do caso, até mesmo uma única câmera bem posicionada já faz uma enorme diferença para o ambiente.

Fechadura inteligente

Caso não conheça, as fechaduras inteligentes eliminam a necessidade de chaves físicas, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao local.

Essas fechaduras oferecem a conveniência de serem controladas por meio de um aplicativo móvel, senhas numéricas ou biometria, o que permite aos usuários travar ou destravar a porta remotamente, sem a necessidade de verificar fisicamente se a porta foi trancada.

Elas não ocasionam falhas como perda, furto ou cópia de chaves, sem contar que pode ter como condição para acesso algo único pessoal. Pense que quanto mais específica a “chave”, é mais seguro e cômodo.

Botão de pânico

Apesar do nome, o botão de pânico é um dispositivo simples e eficaz que desempenha um papel vital. Quando acionado, ele emite um sinal discreto para a empresa responsável pela segurança, avisando que está ocorrendo uma emergência.

Ele pode ser fixo, instalado em áreas estratégicas como escritórios, próximo a cofres, ou móvel, podendo ser transportado junto com o controle de alarme ou até mesmo integrado a um aplicativo de segurança. 

Como pode perceber, trata-se de um simples botão que contribui significativamente dentro de um sistema de segurança integrado, especialmente em empresas e instituições privadas.

Cercas elétricas

E não estranhe ao ver as cercas elétricas aqui nessa relação, porque basta sua simples presença, tanto física quanto potencial, para oferecer uma barreira efetiva contra invasores e desencorajar atividades inesperadas.

Operando com um energizador que converte energia convencional em pulsos de alta tensão, as cercas elétricas oferecem uma proteção ativa ao emitir descargas elétricas ao serem tocadas. Uma atribuição de perigo para intrusos além do material cortante e resistente.

Sua ampliação conciliada à aplicação de câmeras, remove as possíveis brechas que um espaço poderia oferecer e impede – ou inibe fortemente – os maus intencionados.   

Sistemas de biometria

Por fim e não menos importantes, a já mencionada biometria, que através de seus dispositivos tem se tornado cada vez mais popular e amplamente utilizada em mecanismos de segurança em diversas áreas e formas.

Talvez a tecnologia seja familiar, pois já está presente em smartphones e em uma variedade de outros dispositivos de uso cotidiano.

Em termos de segurança, alguns dos dispositivos que incorporam a biometria estão as já citadas fechaduras eletrônicas e controladores de acesso. Sistemas estes que permitem a autenticação por meio de características únicas como impressões digitais, reconhecimento facial ou até mesmo a leitura da íris (leitura ocular).

A sofisticação dos equipamentos de biometria é uma vantagem por se tratar de algo de uso prático, tornando o recurso ainda mais eficaz. Pois ele pode substituir sistemas tradicionais como cartões de acesso e senhas numéricas.

Especialmente no ambiente corporativo, os sistemas de biometria oferecem vantagens significativas ao lidar com um número de pessoas que pode ser grande e difícil de organizar. Nesses casos, ter um controle de acesso facial, por exemplo, não só dá segurança para a instituição como ajuda a equipe de recepção e facilita a vida dos locais.

De forma geral, todos esses itens contribuem demais para a proteger pessoas e lugares e a junção de alguns deles em um mesmo sistema pode fazer uma diferença imensa para você, cabe escolher quais os melhores para o seu caso e ver a melhora imediata.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta