Dinheiro que deveria ser aplicado no Norte está parado em Fundo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Durante reunião na Comissão Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (13), em Brasília, o senador Omar Aziz (PSD), pediu celeridade na votação do projeto que determina que o dinheiro arrecadado pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), seja usado na melhoria dos serviços de acesso à internet banda larga no Brasil. O projeto prevê que 32% dos recursos do fundo seja aplicado em investimentos na região Norte até 2030.No encontro, o senador destacou que desde 2001, quando o fundo foi criado, até 2016, já foram arrecadados mais de R$ 20 bilhões, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), e nada foi feito.

“O que vem acontecendo com o FUST é um absurdo. Já foi arrecadado mais de R$ 20 bilhões e o investimento em telecomunicação no Brasil é irrisório, é vergonhoso, principalmente na região Norte que sofre com a péssima qualidade do serviço. Esse fundo foi criado para esse investimento e nesses anos todos tem havido um desvio de finalidade. A verdade é que o governo vem prevaricando em relação a esta questão tão importante que é a telecomunicação”, destacou Aziz.

Ainda na reunião, Omar Aziz pediu a compreensão dos demais senadores para a aprovação do projeto. Caso aprovado, até 2030 os estados já irão contar com a verba para investimentos no setor.

“Espero que a gente possa dar agilidade a esse projeto e a partir de 2030, possamos contar com esses recursos, diretamente na atividade fim. O usuário precisa ter acesso à internet de qualidade em todos os locais do Brasil”, finalizou.

O novo texto do projeto pede a ampliação dos serviços de acesso à internet em banda larga e promoção da inclusão digital. Com isso, serão destinados 32% dos recursos do Fundo para a região Norte, 26% para a região Nordeste e 12% para a região Centro-Oeste.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta