Deputados repercutem a aprovação do pirarucu na política de preço mínimo

A inclusão do pirarucu na lista de produtos beneficiados pela política de preço mínimo na Comissão de Assuntos Econômico (CAE), no Senado Federal, foi destacado pelo deputado Adjuto Afonso (PR), durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A proposta, que foi apresentada pela então deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), recebeu parecer favorável do senador amazonense Eduardo Braga (MDB) e na terça-feira 20 teve aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos.

O texto já tramitou na Câmara dos Deputados. Igualmente teve aprovação  da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), também no Senado. Adjuto falou da importância que é a inclusão do peixe pirarucu entre os produtos extrativistas de origem animal e lembrou que Eduardo Braga pediu urgência na apreciação do projeto no plenário do Senado.

Já o deputado Serafim Corrêa (PSB) usou a tribuna para repudiar a atitude do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que comemorou a morte de um sequestrador de ônibus na ponte Rio-Niterói, ocorrido ontem. “Quero registrar meu repúdio ao governador do Rio de Janeiro, pelo seu comportamento. Aquilo é estimular mais violência. A polícia, o corpo de bombeiros, o Bope, agiram de forma eficaz, competente e profissional. Mas a cena que se seguiu é absurda, contra todo o sentimento cristão: o governador descer (de helicóptero) na ponte como se estivesse comemorando um jogo”, afirmou Serafim.

O deputado Wilker Barreto (Podemos) voltou a criticar o governador Wilson Lima (PSC) na questão da saúde e educação. Em seu discurso, o deputado contou ter informações de que o secretário de Estado de Educação (Seduc), Luiz Castro, pode estar deixando o governo, mas espera que ele ainda continue no cargo para atender convocação da Aleam e, no dia 27, prestar esclarecimentos aos deputados.

Em seu pronunciamento, o deputado Alvaro Campelo (Progressistas) informou sobre uma reunião na Manaus Energia, diante da reclamação de moradores de Novo Airão e Caapiranga (a 115 e 34 km de Manaus, respectivamente), com a falta de energia elétrica nos dois municípios. Novo Airão ainda sofre com “apagão” da internet, o que provoca prejuízos também no setor de turismo.

A vice-presidente da Aleam, Alessandra Campêlo (MDB), abordou dois assuntos: um novo feminicídio e perseguição política a uma vereadora de Tonantins (a 865 km de Manaus), que estava presente na Casa e recebeu solidariedade de vários outros deputados. Sobre a vereadora Suelen, ameaçada de cassação do mandato, Alessandra afirmou ser uma injustiça o que a Câmara daquele município quer fazer. E apelou para que todos os colegas deputados prestem apoio à vereadora.

 

Com informações da assessoria*

Foto: Alberto César Araújo

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta