Depois de quase 20 anos, Porto de Manaus volta à administração do Estado

O Governo do Amazonas e a Secretaria Nacional dos Portos e Transportes, do Ministério da Infraestrutura, firmaram, nesta terça-feira (30/07), em Brasília (DF), um convênio que delega ao Governo do Estado a responsabilidade de gerenciar os seguintes portos da orla da capital: Porto de Manaus, Manaus Moderna, Porto da Panair, a área da antiga Siderama e o Porto da Ceasa.

Especificamente no que diz respeito ao Porto de Manaus, no início dos anos 2000 o então governador Amazonino Mendes (PDT) o privatizou. A família paulista D´Carli, de grande atuação política nas décadas de 80 e 90 no Estado, assumiu a administração. Quando assumiu o Governo, em 2003, Eduardo Braga (MDB) empreendeu uma guerra jurídica para retomar o controle do local, por contestar os termos da privatização. Depois de muitas idas e vindas, o empreendimento acabou federalizado.

O convênio que devolve o Porto de Manaus ao Estado foi assinado ontem pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), que poderá ser feita em até 20 dias. O convênio só foi possível de ser firmado devido à extinção da Companhia Docas do Maranhão (Condomar), empresa que administrava os portos.

O Governo do Amazonas chegou a retomar o controle dos portos no ano passado, mas a medida foi revogada em dezembro. Assim que assumiu, o governador Wilson Lima levou o caso ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para solicitar que a gerência dos portos retornasse às mãos do Governo do Estado.

“Volta, mais uma vez para o Estado do Amazonas, a delegação dos portos. Isso é importante porque, a partir de agora, nós vamos firmar parcerias com a iniciativa privada para melhorar toda a área portuária, especialmente a Manaus Moderna e o Porto da Ceasa, que hoje não há uma definição de quem é que controla a travessia das balsas para ter a ligação com a BR-319. Então, abrem-se muitas possibilidades para o Estado do Amazonas no que diz respeito à principal porta de entrada e saída de passageiros e de cargas”, comentou Wilson Lima.

PORTO DE SÃO RAIMUNDO

Wilson Lima informou que, em breve, mais uma área da orla passará para a responsabilidade do Estado. “A partir de agora, nós podemos atuar em toda a área da orla, com exceção do São Raimundo, que não entra neste primeiro momento, mas que também passará para o Estado do Amazonas. A parte do Roadway já é de responsabilidade do Estado, sendo que a concessão continua normal, respeitando o contrato que foi feito com o Governo Federal. Manaus Moderna, Ceasa, Siderama e toda aquela área passa a ser de responsabilidade do Estado”.

Ele destacou que a delegação dos portos para o Estado é por tempo indeterminado e que o Governo já deu início a estudos sobre o melhor aproveitamento da área portuária. “No momento, o Governo do Amazonas está fazendo um levantamento de viabilidade desses portos para poder oferecer para a iniciativa privada. Nós temos uma consultoria que vai estudar como é que se pode caminhar e de que forma se pode comercializar, se será por meio de concessão ou de parceria público-privada, para reverter isso em benefícios para o cidadão e para o Governo do Estado. Também vamos estudar o quê que o Governo pode fazer de aporte na área portuária”, informou o governador.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas ressaltou a importância da celebração do convênio para o Estado do Amazonas. “Essa delegação é para que o Amazonas possa gerir o destino dos portos, revitalizar, dar o destino que o porto merece”.

O diretor-presidente da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Jorge Barroso, destacou esse é um momento importante para o Estado do Amazonas, que vai passar a gerir os portos da orla. “Agora, o Estado fica responsável por toda a orla da margem esquerda do Rio Negro e vai poder agir como nunca pôde antes, porque sempre quem controlava era o Governo Federal”, comentou Jorge Barroso.

 

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Este post tem um comentário

  1. Raimundo barroso Moreira

    É uma vergonha esse Porto de Manaus tanto a orla da Manaus moderna quanto rodwei… passamos dificuldade até hoje nesses portos até multado já fui várias vezes por está descarregando na Manaus moderna que não tem nenhuma estrutura para mandar nossas mercadoria para o interior
    Ass: Raimundo barroso Moreira

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