Depois de assalto e comida vencida, cachaçaria tenta refazer imagem com estratégia errada

dedé

Sou frequentador antigo da “Cachaçaria do Dedé”, desde que era uma pequena empresa instalada na rua do Comércio do conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10. Costumava frequentar o local com a família para comer um pastel ou uma carne de sol, ainda na década de 90. O negócio prosperou, cresceu muito e gerou várias unidades. Fruto, claro, do trabalho árduo de seus sócios. Nos últimos meses, entretanto, a empresa frequentou o noticiário policial e acabou flagrada pela Anvisa armazenando produtos vencidos.

Pois bem, esta semana a unidade do shopping Manauara foi reinaugurada, depois de algum tempo fechada. E a primeira iniciativa dos proprietários foi convidar jornalistas para uma degustação das novidades e para uma sessão de exibição da marca, da história e dos compromissos da empresa.

Fica muito claro que o grupo sentiu o golpe e quer se recuperar. Trata-se de uma estratégia ultrapassada, que só gera dinheiro para empresas de assessoria e não traz o cliente de volta.

A cachaçaria precisa trabalhar com o que tem de mais emblemático: a sua tradição. Do jeito que fez, parece estar querendo encobrir o sol com a peneira.

Em tempos de redes sociais, a marca tem que ser reforçada com o depoimento dos clientes, e não com releases e notas plantadas na imprensa.

Relembro aqui um episódio marcante da história do jornalismo local. Na década de 70, um jornalista foi mal atendido na Confeitaria Avenida, a mais badalada rotisserie da cidade. Ele chegou ao jornal contrariado e escreveu em sua máquina de datilografia uma nota genial e fulminante, que dizia: “Não é verdade que o confeiteiro da Confeitaria Avenida tenha contraído lepra”. Sem uma estratégia correta de reação, o estabelecimento nunca mais foi o mesmo e acabou fechando.

Pior para a cachaçaria é que, no caso da Avenida, o fato não existia.

Portanto, meu caro Dedé, coloque seus clientes de sempre para atestar a qualidade do seu produto. E eu sei que são muitos. São eles que vão salvar o seu negócio. É assim que se reverte uma maré de azar e se debela uma crise de imagem.

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta