O rompimento entre o governador Amazonino Mendes (PDT) com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), é definitivo. Não existem mais chances de um acordo entre eles para que estejam no mesmo palanque na eleição para o Governo do Estado este ano. Com isso, as máquinas do Estado e da Prefeitura estarão divididas novamente depois de 28 anos. A última e única vez na história em que isso aconteceu foi em 1990 e envolveu justamente os dois políticos.
Na época, Arthur exercia o seu primeiro mandato como prefeito e iniciava uma rivalidade histórica com Amazonino, que concluiu o primeiro mandato de governador antes do tempo, para disputar a eleição ao Senado, deixando seu vice, Vivaldo Frota, no comando do Estado. O tucano decidiu lançar seu secretário de Saúde, Wilson Alecrim, como candidato ao Governo. O “Negão” e seu sucessor apoiaram Gilberto Mestrinho. Este último venceu a eleição no primeiro turno.
Até ontem havia quem apostasse num acordo entre Amazonino e Arthur, para que este apoiasse a reeleição do governador. Só que a aliança montada no ano passado, na eleição suplementar, rompeu de vez.
Questionado sobre o programa “Renda Certa”, lançado na quarta-feira, 2, pelo Governo do Estado, Arthur atacou: É uma falta de respeito. Dá impressão de que trata-se de compra de voto. Do nada se inventa uma doação de dinheiro, até porque não há nada que garanta o recebimento destes valores de volta. Por essas e outras é que eu dizia ao governador na campanha do ano passado que ele não se candidatasse à reeleição e ele concordava. Disse que ele deveria fazer como eu fiz, não ser candidato. Taí, ele resolveu disputar a reeleição e deu nisso. Só que o amazonense tem brio, não vai vender seu voto para ninguém. Ele vai ter que inventar outra forma de ganhar a eleição”.
Foi pelo menos o terceiro ataque do prefeito de Manaus ao governador desde março. Anteriormente, em duas ocasiões, ele tinha sido duro com Amazonino.
Ontem, o governador foi a Autazes lançar um pacote de recuperação da malha viária do município e pela primeira vez deu indícios de que vai mesmo decretar o rompimento com Arthur. “Estou iniciando uma jornada que vai asfaltar todo o interior. E depois vou para a cidade de Manaus asfaltar a zona Norte, a zona Leste, a zona Oeste e a Centro-Sul”, disse ele em uma espécie de comício na Praça da Juventude.
Há pelo menos um mês Amazonino vinha comentando nos bastidores que pretendia asfaltar as ruas de Manaus, sem parceria com a Prefeitura. Agora tornou isso oficial, o que define o seu rompimento com Arthur.
O prefeito de Manaus já declarou, em mais de uma ocasião, que Amazonino tinha se comprometido em repassar recursos para que ele realizasse as obras de infraestrutura que a cidade precisa, mas não honrou a palavra. Confrontado com o anúncio feito pelo governador, ele disse a interlocutores que não se opõe à iniciativa. “O Estado deve muito à capital. Foram anos de repasses a menor. Se ele quer executar o serviço, que o faça. Para mim, o que é bom para a população é bem vindo. O povo não tem culpa se ele não honrou a palavra comigo”, disse o tucano.
O rompimento vai colocar as duas máquinas em palanques opostos. Arthur agora deve se dedicar à campanha de algum aliado. Os favoritos para receber seu apoio são o senador Omar Aziz (PSD) e o vice-prefeito Marcos Rotta (PSDB). Mas uma conversa com o deputado David Almeida (PSB) não está descartada, até porque, nos últimos dias, o prefeito tem enfatizado posições tomadas na Assembleia Legislativa pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), seu velho amigo, que é um dos mentores da candidatura do presidente da ALEAM.
Vale lembrar que, nas duas últimas eleições para o Governo do Estado, o apoio de Arthur foi decisivo para eleger José Melo (PROS) e o próprio Amazonino.
Sem o PSDB e o PSD, seus maiores aliados na eleição complementar do ano passado, a tendência de Amazonino é costurar uma aliança com PT ou MDB.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir





Este post tem um comentário
Arthur Neto e Amazonino Mendes são políticos ultrapassados da epoca dos coronéis de barranco, sao caciques da época antiga. Hoje com o império da Internet os dois gastam milhões de reais patrocinando diversos blogueiros e só faltam santificar. Mais o povo amazonense esta antenado. Esta mais atento. Tanto que na última eleição o governador Amazonino nao foi eleitor pela maiora dos votos. Sabendo da atual situação o proprio prefeito Arthur Neto não se candidatou sabendo que irá perder. Hoje os milhões de reais que são gastos em publicidade fazem falta na SAÚDE E EDUCAÇÃO. Investir em EDUCAÇÃO é perda de votos. Em 2018 muitos políticos não serão reeleitos. Teremos uma renovação completa pois esta na hora de darmos um basta nesta política bare e prepararmos um futuro melhor para os nossos filhos. Muitos blogueiros estão perdendo a credibilidade e entrando no ostracismo devido estarem invetindo em mensagens montadas para santificar tais políticos.