Denúncias de fraude em eleições e desvio de recursos complicam Valdemir Santana na PF e no MPF

valdemir santana

Uma série de denúncias foi encaminhada a órgãos federais contra o presidente da Central Única dos Trabalhadores e do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana. Fartamente documentas, inclusive com a gravação de áudios, elas dão conta de esquemas montados para manipular as eleições na entidade, além do desvio de altas somas referentes a obras realizadas na sede campestre, que estaria inclusive no nome de um “laranja”. Os acusadores, que se opõem ao denunciado na política sindical, prestaram depoimento na Polícia Federal e encaminharam representação ao Ministério Público Federal.

O Ministério Público Federal investiga denúncia anônima segundo a qual Valdemir teria usado um “laranja” para arrematar a sede campestre do Sindicato dos Metalúrgicos, onde já teria investido mais de R$ 30 milhões. Os R$ 200 mil roubados de sua residência, conforme Boletim de Ocorrência registrado pela esposa, seriam produto de desvios dessa obra. Veja o documento:

MPF 2

MPF 1

Já a Polícia Federal colheu os depoimentos do radialista André Carvalho da Frota e do tecnólogo Agostinho Pereira Correa, membros da ONG Intersindical, que denunciaram o pagamento de propina a juízes trabalhistas por Valdemir, para garantir liminares que beneficiaram seu grupo em eleições sindicais. Veja a íntegra do que eles disseram:

PF 1

PF 2

Ouça aqui o áudio a que se refere o depoimento:

https://www.youtube.com/watch?v=50gtLpD1SYA&app=desktop

As denúncias não param por aí. A oposição está pedindo a anulação da eleição para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos, com base em provas e gravações que comprovam a manipulação do pleito pelo grupo de Valdemir, que também é presidente regional do PT. Confira aqui a íntegra da petição e os áudios em que ele aparece conversando com o filho, Wagner Santana, e com seu advogado sobre o esquema:

PETIÇÃOxINICIAL-01 PETIÇÃOxINICIAL-02 PETIÇÃOxINICIAL-03 PETIÇÃOxINICIAL-04 PETIÇÃOxINICIAL-05 PETIÇÃOxINICIAL-06 PETIÇÃOxINICIAL-07 PETIÇÃOxINICIAL-08 PETIÇÃOxINICIAL-09 PETIÇÃOxINICIAL-10 PETIÇÃOxINICIAL-11 PETIÇÃOxINICIAL-12 PETIÇÃOxINICIAL-13 PETIÇÃOxINICIAL-14 PETIÇÃOxINICIAL-15 PETIÇÃOxINICIAL-16 PETIÇÃOxINICIAL-17 PETIÇÃOxINICIAL-18 PETIÇÃOxINICIAL-19 PETIÇÃOxINICIAL-20 PETIÇÃOxINICIAL-21 PETIÇÃOxINICIAL-22

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Este post tem um comentário

  1. helem lemos

    Interessante ….parece que Manaus não tem mais problema ..tanto assunto sobre Manaus e joga isso …notícia antiga

Deixe uma resposta