Corecon abre prazo para inscrições de chapas de candidatos a conselheiros

O Conselho Regional de Economia (Corecon-AM) está com inscrições abertas para o registro de chapas para concorrer às eleições para a renovação do terço de conselheiros efetivos e suplentes da entidade pelos próximos três anos (2018 a 2020), além do delegado-eleitor efetivo e suplente ao Colégio Eleitoral do Conselho Federal de Economia (Cofecon). As inscrições encerram-se às 17h do próximo dia 14 de setembro e deverão ser efetuadas na sede do Corecon, localizada na rua Leonardo Malcher, nº 768, Centro.

Para o presidente do Corecon, Nelson Azevedo, é importante que a categoria se envolva nesse processo, empenhando-se nesta eleição e votando para a renovação do terço de conselheiros. “É salutar tanto o envolvimento dos economistas com as ações do Conselho quanto essa troca periódica de profissionais atuando na entidade. Os novos conselheiros sempre trazer novas ideias e ações para ajudar a entidade a prestar um serviço cada vez mais de excelência a todos os economistas. Precisamos de mais profissionais engajados com a causa, lutando para superar os desafios da profissão, discutindo os rumos da economia do País e da região, para o seu pleno desenvolvimento econômico, com mais emprego e renda à população”.

Podem concorrer os economistas registrados como pessoa física no Conselho de sua jurisdição; que estejam adimplentes com suas anuidades e débitos perante o Regional; que se encontrem no uso e gozo de seus direitos profissionais, políticos e civis; que não tenham, nos oito anos anteriores à eleição, suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade; e que não tenham perdido mandato anterior por ausências injustificadas às sessões plenárias. E mais: são considerados inelegíveis o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do presidente, do vice-presidente ou de quem os tenha substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito.

Já o registro de chapas, será feito mediante requerimento dirigido à Comissão Eleitoral do Conselho Regional, devidamente assinado por todos os componentes, contendo a denominação da chapa e os nomes dos candidatos com a indicação dos cargos a concorrer em igual número ao de cargos a preencher, com os respectivos números de inscrição no Corecon e o endereço oficial onde os integrantes poderão ser localizados. É bom destacar que um mesmo candidato não poderá figurar em mais de uma chapa.

Da eleição

As eleições para a renovação de terço de conselheiros (três conselheiros efetivos e três conselheiros suplentes, além de um delegado eleitor efetivo e um delegado suplente ao Colégio Eleitoral do Cofecon) acontecerão no próximo dia 31 de outubro, das 8h às 20h, no endereço eletrônico www.votaeconomista.org.br, mediante senha individual fornecida pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon) aos economistas aptos a votar.

Podem participar da eleição os profissionais com registro definitivo e pleno gozo de seus direitos profissionais (adimplente com suas anuidades e débitos perante o Regional até o dia 23 de outubro). Não haverá voto por procuração. Na impossibilidade do eleitor dispor de computador, o Corecon disponibilizará em sua sede na data do pelito, das 9h às 17h, máquina conectada à internet com o objetivo de receber a votação.  Imediatamente após a apuração dos votos, o Cofecon divulgará os resultados em sítio eletrônico próprio, cabendo aos Corecons a divulgação nos seus sítios eletrônicos, no prazo de um dia útil da data do pleito.

Escolha do presidente e vice

O novo presidente e vice-presidente do Corecon/AM, para mandato em 2018, serão escolhidos pela plenária do Conselho, composta pelos conselheiros efetivos e suplentes, por meio de eleição indireta, e acontecerá ainda na primeira quinzena de janeiro do próximo ano. Poderão se candidatar somente os conselheiros efetivos, inclusive, o terço que vencer o pleito deste ano.

 

Qual Sua Opinião? Comente:

Deixe uma resposta